Ativista Miguel Cardoso apresenta queixa na Bélgica contra comitiva do Chega por alegados insultos racistas
Episódio levou a intervenção por parte do piloto do avião, tendo sido acionadas as autoridades. Ativista pretende ainda apresentar queixa em Portugal, por difamação e ameaças.
O ativista da organização antirracista Black Europeans, Miguel Cardoso, apresentou queixa contra Pedro Pinto e a restante comitiva do Chega às autoridades belgas depois de alegados insultos racistas. O episódio aconteceu durante um voo entre Lisboa e Bruxelas e foi divulgado nas redes sociais.
A denúncia foi formalizada na justiça belga, como revelou o jornal Público. O ativista, que viajou até Bruxelas a convite da União Europeia, descreve um ambiente "marcado por linguagem vulgar, grosseira e ofensiva" e admite ter-se sentido "potencialmente em perigo", de acordo com a queixa à qual o jornal teve acesso. O também coordenador nacional da organização refere que a comitiva do Chega teve um comportamentos "totalmente inaceitáveis e intimidatórios".
O episódio foi primeiramente divulgado pelo partido, que publicou na terça-feira, nas redes sociais, um vídeo onde Miguel Cardoso fala com a comitiva do Chega. "Eu gosto da democracia, vocês não gostam da democracia", refere o líder da organização. No conteúdo publicado apenas se mostram as intervenções do líder da Black Europeans, não sendo divulgadas as partes em que participam os elementos do partido.
"Podes mandar para o teu exército de racistas que eu não tenho medo", diz Miguel Cardoso quando se apercebe de que estaria a ser gravado. "A mim não me ameaçam", acrescenta.
"Os passageiros que estão em conflito na traseira do avião, agradeço que permaneçam calmos", referiu o comandante do voo, que acrescentou que a polícia já teria sido acionada.
De acordo com o jornal Público, a decisão de apresentação da queixa por parte de Miguel Cardoso surgiu depois das publicações do partido Chega nas redes sociais. O ativista pretende ainda apresentar queixa em Portugal, por difamação e ameaças.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt