Audições de ministros no parlamento canceladas após chumbo da moção de confiança

Discussões sobre as propostas de lei apresentadas pelo Governo também caem, mas as reuniões sobre projetos dos partidos mantém-se.

12 de março de 2025 às 11:02
Assembleia da República Foto: Vítor Chi
Partilhar

O parlamento tinha previsto audições ao ministro das Finanças e à ministra do Ambiente esta quarta-feira, mas foram canceladas devido à queda do Governo, na sequência do chumbo da moção de confiança.

A primeira audição prevista era a do ministro Joaquim Miranda Sarmento na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), incidindo sobre dois temas: a trajetória da dívida pública e o aumento das aplicações em CEDIC, bem como os requerimentos apresentados pelo PS e BE sobre o Novo Banco.

Pub

No entanto, o presidente da COFAP explicou que, como consequência do chumbo da moção de censura, o Governo está demitido e por isso a audição não vai acontecer.

Cancelada foi também a audição da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que se iria realizar esta quarta-feira de manhã tendo como temas a Agência para o Clima e o aumento dos preços de eletricidade.

As discussões sobre as propostas de lei apresentadas pelo Governo também caem, mas as reuniões sobre projetos dos partidos mantém-se. A Assembleia da República chumbou esta terça-feira a moção de confiança apresentada pelo Governo, provocando a sua queda.

Pub

Votaram contra a moção de confiança o PS, Chega, BE, PCP, Livre e deputada única do PAN, Inês Sousa Real. A favor estiveram o PSD, CDS-PP e a Iniciativa Liberal.

De acordo com a Constituição, a "não aprovação de uma moção de confiança" implica a "demissão do Governo".  

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar