Augusto Santos Silva reprova Seguro e pondera candidatura a Belém
Antigo presidente da Assembleia da República anuncia a decisão esta quarta-feira.
Augusto Santos Silva está a ponderar entrar na corrida a Belém. “Penso - e assim o tenho dito, sempre que interrogado sobre o assunto - que as três candidaturas até agora formalmente apresentadas não esgotam nem o espaço político nem as propostas e perfis que devem estar representados nas eleições presidenciais do próximo mês de janeiro”, escreveu, numa “breve nota pessoal”, que publicou nas redes sociais. O socialista sentiu-se obrigado a “uma nova reflexão”, depois de António Vitorino ter afastado a candidatura.
"Ele declinou fazê-lo, decisão que lamento muito, mas naturalmente respeito", referiu o antigo presidente da Assembleia da República, que reprova António José Seguro por não o considerar alguém que contente toda a área do PS. Santos Silva ouve, por estes dias e sobre esta questão, "pessoas que muito preza" e já colocou um prazo para definir o seu futuro político: "Se tudo correr normalmente, e considerando os meus próprios afazeres profissionais, tenciono comunicar publicamente a decisão que tomar na próxima quarta-feira".
Ana Gomes defendeu que o Partido Socialista deve apoiar o ex-líder António José Seguro para "federar esquerda e democratas", considerando que outra opção "será divisionista". Francisco Assis já considerou que tal acabará, mais cedo ou mais tarde, por acontecer, dada a "onda de adesão" criada à volta do antigo secretário-geral. "É uma personalidade que suscita uma enorme adesão na sociedade portuguesa, pelas suas características", disse em entrevista ao 'Público' e Renascença.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt