Bolieiro e Cordeiro já votaram nas eleições legislativas dos Açores
Principais candidatos à presidência do Governo Regional apelam ao voto.
O presidente do PSD/Açores mostrou-se tranquilo, este domingo, ao votar nas eleições regionais no arquipélago e apelou aos açorianos para votarem num exercício de "plena liberdade e de cidadania".
O líder social-democrata nos Açores falava aos jornalistas após ter votado, pelas 11h15 locais (12h15 em Lisboa), na biblioteca da freguesia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, onde funciona a secção de voto n.º2.
Bolieiro também referiu que o ato eleitoral está a decorrer "com a máxima organização e tranquilidade".
De seguida, deixou um apelo aos eleitores açorianos: "Aqueles que ainda não foram exercer o seu direito de dever de voto, que o façam, preferencialmente, durante este período em que o tempo está melhor, num exercício de plena liberdade e de cidadania".
Aos jornalistas disse que não está nervoso com o resultado do sufrágio eleitoral: "Não, não estou nervoso. É óbvio que um democrata sabe que tudo é possível acontecer e há sempre uma certa ansiedade. Mas, a verdade é que também tenho a tranquilidade da decisão do povo".
O líder social-democrata também fez um balanço da campanha eleitoral reconhecendo que, procurou sempre afastar-se "do ataque a quem quer que seja" e, genericamente, "houve civismo".
José Manuel Bolieiro adiantou que durante a tarde vai estar com a família e com os amigos, mas ainda vai ter tempo para tomar um café com Luís Montenegro, líder nacional do PSD, que se encontra nos Açores.
Vasco Cordeiro também apela ao voto O candidato do PS a presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, apelou ao voto nas eleições legislativas regionais, considerando que em causa está o futuro do arquipélago.
"Hoje [domingo], a única coisa que eu gostaria de transmitir é um apelo forte a que as açorianas e os açorianos exerçam esse direito de votar, cumpram esse direito de votar, porque o que está em causa é o futuro dos Açores", afirmou Vasco Cordeiro, após ter exercido o direito de voto, na Junta de Freguesia de São José, em Ponta Delgada.
Vasco Cordeiro, que chegou acompanhado pela mulher, votou na mesa quatro, numa sala onde, na galeria dos presidentes, se encontrava, entre outras, uma fotografia do presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, também candidato ao cargo pela coligação PSD/CDS-PP/PPM.
Até às 11h locais (12h em Lisboa) já tinham votado 13,77% dos eleitores. CDS-PP confiante numa maior participação O líder do CDS-PP/Açores, Artur Lima, mostrou-se confiante numa maior participação da população nas eleições legislativas regionais, apelando a que os cidadãos exerçam o seu dever cívico.
CDS-PP confiante numa maior participação
"Eu julgo que, este ano, a abstenção vai ser menor e que a população vai participar muito mais, não digo massivamente, porque não será o caso. Infelizmente, as pessoas estão descrentes da política", afirmou, em declarações à Lusa.
Chega deseja triunfo da "pluralidade da democracia"O líder do Chega/Açores, José Pacheco, votou de manhã na Ribeira Chã, concelho da Lagoa, para as legislativas regionais, apelando à participação dos eleitores e desejando a vitória da "pluralidade da democracia".
"Hoje [este domingo] o povo deposita o voto em urna e diz o que precisa de nós, de cada partido. E eu espero que a pluralidade da democracia continue a vencer. Sou um grande defensor disto, que várias forças democráticas possam estar na assembleia regional", disse aos jornalistas.
IL espera que "o maior número de açorianos possível" voteO líder da Iniciativa Liberal nos Açores, Nuno Barata, desejou que "o maior número de açorianos possível" vote nas legislativas regionais, referindo que este é o dia da "festa da democracia".
Depois de votar na Escola Primária da Matriz, nas Anexas, em Ponta Delgada, pelas 11h00, o também cabeça de lista pelos círculos de São Miguel e da compensação deixou "uma palavra de esperança", em declarações aos jornalistas.
"Que vote hoje [este domingo] o maior número de açorianos possível, que cumpram esse dever cívico. Mais do que um dever, diria que é a afirmação da democracia", afirmou, lembrando as boas condições meteorológicas, pelo menos na ilha de São Miguel, para apelar à participação nas urnas.
BE diz ser fundamental que os açorianos votem O líder do BE/Açores considerou fundamental que os açorianos digam o que querem nas legislativas regionais, bem como nas nacionais e europeias, e apelou ao voto num dia de sol em Ponta Delgada.
António Lima, que exerceu o seu direito de voto na vila das Capelas, no concelho de Ponta Delgada, pediu que os votantes "não deixem nas mãos de outros a sua decisão do que querem para o futuro" e garantam "que a democracia é valorizada, sabendo que ela nunca é totalmente garantida".
Num dia de condições atmosféricas favoráveis, o candidato pelo círculo eleitoral de São Miguel e pela compensação admitiu que a abstenção "é um problema que existe na democracia", sendo necessário que "as pessoas exerçam o direito de voto, não fiquem em casa".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt