Bruxelas dá mais uns dias a Costa
Reuniões entre técnicos da Comissão vão prosseguir.
As negociações entre a Comissão Europeia (CE) e o Governo sobre o Orçamento de Estado para 2016 "vão prosseguir nos próximos dias", revelou ao CM fonte do Ministério das Finanças.
O prazo para um entendimento entre o Governo e Bruxelas terminava esta sexta-feira, conforme se pode ler na carta da CE enviada ao ministro Mário Centeno na terça-feira. A missiva colocava em causa as metas do défice estrutural e do crescimento e estabelecia o dia 29 como data final para um entendimento. Mas o CM sabe que esta sexta-feira à tarde os técnicos da CE ainda estavam no Ministério das Finanças. "As conversações ainda decorrem e decorrerão nos próximos dias", disse a mesma fonte.
A questão do défice 2016 acabou por dominar esta sexta-feira o debate no Parlamento, com troca de acusações entre o atual e o anterior primeiro-ministro. António Costa responsabilizou Passos Coelho pelas dúvidas de Bruxelas sobre o orçamento 2016: "O que está em causa nestas discussões técnicas não é a nossa credibilidade. É, infelizmente, a sua credibilidade e as duas palavras que disse aos portugueses e à União Europeia". Acusou depois o PSD/CDS de comunicar a Bruxelas como medidas definitivas a sobretaxa de IRS e o corte nas pensões, quando "tinha informado o país de que eram temporárias". Jerónimo de Sousa (PCP) aproveitou para acusar Passos de ter "enganado os portugueses" e Costa observou: "Enganaram a Comissão ou estavam a enganar os portugueses".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt