Candidato do PS a Vila Real centra a atenção nas pessoas
Habitação, transportes e acolhimento empresarial foram alguns dos temas
O candidato do PS à presidência da Câmara de Vila Real centra a atenção nas pessoas e apresenta um programa eleitoral com 100 medidas que priorizam a habitação, criação de emprego, fixação de população e o investimento.
"A nossa prioridade são as pessoas", afirmou esta sexta-feira Alexandre Favaios à agência Lusa.
Nesta primeira semana de campanha eleitoral, a candidatura do PS passou por várias freguesias em contacto com a população e apresentação de candidatos às juntas.
A Lusa acompanhou a visita a Mateus e a Arroios onde Alexandre Favaios, atual presidente da Câmara de Vila Real, destacou como prioridades "a habitação, a fixação de população, emprego e o investimento".
No ano do centenário de elevação de Vila Real a cidade, o PS preparou um compromisso eleitoral com 100 medidas, que vão ser apresentadas no sábado à noite, e que foram pensadas para fazer o "concelho avançar ainda mais".
Na área da habitação, o cabeça de lista destacou a construção do "Bloco J", com 36 habitações, exclusivamente destinado para jovens com rendas controladas, mais as 20 habitações que vão ser recuperadas no Bairro dos Ferreiros, em pleno centro histórico, que se juntarão às 180 habitações municipais a custos controlados que estão em fase de conclusão.
Com a conclusão da nova zona de acolhimento empresarial, com mais 80 lotes, e a ampliação do Douro Regia Park, pretende-se atrair mais empresas e potenciar a criação de mais emprego.
"Esta também tem sido uma semana para percebermos o que é relevante, as nossas aldeias precisam de continuar a evoluir e nós temos uma mensagem muito clara, ou seja, também nos núcleos mais centrais das nossas freguesias vamos atribuir benefícios fiscais para permitir a reabilitação do edificado", referiu.
O objetivo é que as pessoas tenham melhores casas ou que essas casas sejam disponibilizadas para o mercado de arrendamento, diminuindo a pressão no núcleo mais urbano.
"Aldeias Universitárias" são um projeto-piloto que o PS quer implementar para levar os estudantes a residir nas aldeias, criando, para o efeito, transportes dedicados para os trazer à cidade.
A nível dos transportes públicos, o candidato anunciou que se pretende melhorar, ir mais longe e alargar a rede, incluindo o transporte a pedido, e introduzir linhas dedicadas, ou seja, que liguem, por exemplo, parques de estacionamento gratuitos criados na periferia ao centro da cidade.
"Temos um caminho para continuar a fazer, para continuar a melhorar", frisou.
Alexandre Favaios realçou o legado deixado por Rui Santos, que em 2013 conquistou a câmara para o PS, depois de 37 anos de gestão PSD, e destacou os mais de 150 milhões de euros em obras públicas lançadas durante estes 12 anos.
São sete os candidatos que disputam a Câmara de Vila Real a 12 de outubro: Alexandre Favaios (PS), Alina Vaz (PSD), Alberto Moura (Chega), Carlos Quinteiro (CDU), Luís Ramalho (Livre) Anabela Branco (BE) e Conceição Pinho (CDS).
O PS ganhou as eleições em 2021 e conquistou cinco mandatos e o PSD dois.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt