Carlos Sousa junta-se à lista de reformados

Três presidentes de Câmara estão reformados a partir de Setembro. Carlos Sousa, autarca de Setúbal (CDU), é um deles, e tem direito a 2564,33 euros, por mês. A presidente da Câmara de Leiria, Isabel Damasceno, e o autarca da Figueira da Foz, Duarte Silva, ambos do PSD, também passam a integrar a lista de pensionistas da Caixa Geral de Aposentações, com 2891,69 euros e 3865,70 euros, respectivamente.

21 de agosto de 2006 às 00:00
Carlos Sousa junta-se à lista de reformados Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

A atribuição da pensão a Carlos Sousa ocorre num momento conturbado, uma vez que o PCP está a ponderar retirar-lhe a confiança política. O processo poderá ficar concluído esta semana quando a CDU-Setúbal tomar uma posição pública. O PCP local classificou ontem o caso de falso “e calunioso”, mas Carlos Sousa prefere o silêncio. Segundo fontes comunistas de Setúbal, citadas pela Lusa, Aranha Figueiredo, vereador da Câmara também estará de saída. Curiosamente, é do domínio interno da edilidade que ambos não têm as melhores relações pessoais. Oficialmente, a única informação que se confirma é que o PCP está avaliar os seus autarcas.

Terá havido já várias reuniões com dirigentes comunistas que se repetirão dia 22 e 23 de Agosto. Ao que apurou o CM, Carlos Sousa ter-se-á despedido já de algumas pessoas da autarquia. Maria das Dores Meira, número três da Câmara, é apontada como a sua sucessora.

Pub

Os rumores da sua saída da Câmara têm duas semanas, mas a oposição só foi confrontada com esse facto na passada sexta-feira, dia 18.

Vítor Ramalho, presidente da Federação Socialista de Setúbal, considera que, a avaliar pelas informações vindas a público “há fundamento para ideia de retirada de confiança política ao presidente da Câmara”. Contudo, o dirigente assegura que o PS, se se confirmar este cenário, “não vai retirar ilações políticas de exigir eleições antecipadas”, nem “se imiscui na vida interna dos partidos”. Contudo, lembra que “não é bom haver instabilidade”.

Paulo Valdez, vereador do PSD, achou “muito estranho que o PCP esteja a tentar resolver problemas internos e esteja a interferir na vida de uma câmara”. Por isso, o PCP “terá de explicar muito bem os motivos da decisão”.

Pub

A MULHER DE CONFIANÇA

Maria das Dores Meira, é apontada por várias fontes comunistas e da oposição como a sucessora de Carlos de Sousa, uma figura próxima do líder comunista. A vereadora, 49 anos, licenciada em Direito, tem os pelouros da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social.

No seu percurso político inclui-se a participação, entre 1974 e 1985, nos Pioneiros de Portugal, organização do PCP. Desde 2000 é presidente da Associação de Pequenos Empresários da Região de Setúbal.

Pub

"NÃO HÁ QUALQUER DECISÃO"

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, reconheceu ontem que está a ser feita uma avaliação do trabalho autárquico do partido, mas disse que não foi tomada qualquer decisão sobre a eventual substituição do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Sousa.

Jerónimo de Sousa, que falava em Monte Gordo, no Algarve, disse que “não há qualquer decisão que conforme essa notícia”.

Pub

O secretário-geral reconheceu, no entanto, que a avaliação do desempenho do PCP nas autarquias está a ser feito e que “pode sempre haver uma decisão neste ou naquele sentido”.

Considerando que o presidente do município de Setúbal, Carlos Sousa, é “um homem sério e com obra feita”, o líder comunista remeteu o trabalho de avaliação para a concelhia e a direcção regional do partido.

CARLOS SOUSA: PERFIL

Pub

Carlos Manuel Barateiro de Sousa nasceu em Lisboa em 1951 e é casado. É presidente da Câmara de Setúbal desde 2001 e foi presidente da Câmara de Palmela de 1994 a 2001. Frequentou o 3.º ano de Engenharia Electrotécnica.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar