Chega pede comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Santa Maria

"É importante que o poder político não fique imune", afirma André Ventura.

04 de abril de 2024 às 16:42
André Ventura Foto: Filipe Amorim/ Lusa
Partilhar

O Chega vai pedir uma comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital Santa Maria, anunciou André Ventura esta quinta-feira.

"Todos os intervenientes ou forneceram ou cometeram irregularidades no acesso e tratamento das gémeas no SNS. É risível o argumento de que uma secretária sozinha e por vontade própria fosse marcar uma consulta para duas gémeas que vivem no outro lado do mundo. (...) A explicação de Lacerda Sales [ex-secretário de Estado] é preocupante e de rir", declarou o presidente do Chega.

Pub

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) considera que as crianças tiveram acesso irregular ao tratamento com o remédio Zolgensma para a atrofia muscular espinhal, em junho de 2020, que custou ao Estado quatro milhões de euros. 

O Chega vai avançar com a comissão parlamentar porque "é importante que o poder político não fique imune" e "que haja escrutínio" a um caso que "implicou para os contribuintes um custo de vários milhões de euros" e "contaminou a campanha eleitoral".A IGAS vai enviar o relatório final ao Ministério Público (MP), a quem cabe apurar se foi cometido algum eventual crime no processo de tratamento das gémeas no SNS. 

Pub

O partido "gostaria que a comissão de inquérito nascesse do acordo" dos partidos na Assembleia da República, mas está preparado para avançar com "um pedido potestativo" caso não exista esse consenso.

A IGAS vai enviar o relatório final ao Ministério Público (MP), a quem cabe apurar se foi cometido algum eventual crime no processo de tratamento das gémeas no SNS. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar