Chega retira tarjas do Parlamento após aproximação dos bombeiros em autoescada

Nas tarjas estão as caras de Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos a segurar em notas.

29 de novembro de 2024 às 09:41
Partilhar

O Chega colocou, ao início da manhã desta sexta-feira, várias tarjas com a frase "OE2025 aumenta salários dos políticos. Vergonha" na fachada do edifício da Assembleia da República, em forma de protesto contra o fim do corte nos vencimentos dos políticos, que foi aprovado no âmbito do Orçamento do Estado para o próximo ano. Os pendões foram retirados, posteriormente, por elementos do partido, após aproximação dos bombeiros em autoescada.

Além desta inscrição, existem também pendões em tom de vermelho com montagens de fotografias do primeiro-ministro, Luís Montenegro, do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, e do líder do CDS-PP, Nuno Melo, como se estivessem a mostrar dinheiro em frente à cara.

Pub

Vários deputados estavam dentro do edifício, junto às janelas que estavam abertas, enquanto a comunicação social recolhia imagens.

O líder do Chega, André Ventura, divulgou uma fotografia nas suas redes sociais com um dos pendões.

"Hoje não podíamos deixar passar. Num momento em que não há dinheiro para pensões ou baixar impostos, os partidos aumentaram os salários dos políticos neste Orçamento. Não passarão impunes!", escreveu na publicação.

Pub

Aguiar Branco, presidente da Assembleia da República, garantiu que já tinha pedido ao grupo parlamentar do Chega para retirar as tarjas do exterior do edifício.

"Já providenciei que se não retirarem, os bombeiros estão preparados para o fazer pelo lado exterior. Não estão à espera que eu arrombe portas de nenhum grupo parlamentar para fazer a retirada", disse o presidente da Assembleia da República.

"Lamento, repudio e trata-se do incumprimento da defesa do património nacional", acrescentou.

Pub

André Ventura garante que o Chega "não abdica da expressão política" acrescentando, em tom irónico, que "era melhor quando as bandeiras LGBT estavam espalhadas pela fachada".

O líder do Chega garantiu ainda que as tarjas só serão retiradas depois da votação do Orçamento do Estado 2025 terminar.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar