Conselho de Ministros aprova criação de duas universidades em Leiria e no Porto

Criação das duas instituições -- a Universidade de Leiria e do Oeste e a Universidade Técnica do Porto -- resulta da reconfiguração dos atuais institutos politécnicos.

21 de maio de 2026 às 13:05
Ensino Superior Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira a criação de duas novas universidades, atualmente institutos politécnicos, nas zonas de Leiria e do Porto.

A criação das duas instituições -- a Universidade de Leiria e do Oeste e a Universidade Técnica do Porto -- resulta da reconfiguração dos atuais institutos politécnicos de Leiria e do Porto, que passarão a integrar o sistema universitário.

Pub

Segundo fonte do Governo, os decretos-lei aprovados esta quinta-feira pelo Conselho de Ministros garantem as condições para as universidades aprofundarem a respetiva capacidade de investigação, expandirem a oferta de educação superior universitária e intensificarem a integração em redes de investigação e inovação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar