Costa na China com Huawei na bagagem

Chefe de Governo reúne com o presidente da República Popular da China, Xi Jinping.

08 de outubro de 2016 às 15:37
António Mexia, Cao Guangjing Foto: Sérgio Lemos
Partilhar

O primeiro-ministro, António Costa, inicia este sábado uma visita oficial de cinco dias à China de olhos postos na captação de investimento, sobretudo, do novo polo tecnológico da multinacional chinesa Huawei. Por isso, o último dia de visita é dedicado a contactos com a Huawei na província de Guangdong, a 25 quilómetros a norte de Hong Kong.

É expectável que sejam assinados alguns acordos entre universidades portuguesas e a multinacional de telecomunicações. Hoje, o chefe de Governo reúne com o chefe de estado chinês, Xi Jinping.

Pub

Este encontro reveste-se de particular importância porque o presidente da República Popular da China não recebe muitos chefes de governo estrangeiros. Antes, Costa é recebido no Palácio do Povo pelo presidente do congresso chinês, Zhang Dejiang, em Pequim.

O embaixador de Portugal na China, Jorge Torres Pereira, sublinhou à Lusa que a visita servirá para fazer o "ponto de situação na parceria" entre os dois países num período de "grande dinamismo nas relações".

Desde 2012, os investidores chineses já aplicaram em Portugal cerca de 10 mil milhões de euros, entre a entrada da China Three Gorges na EDP até ao investimento na REN ou na Fidelidade. Em 2014, o investimento representou cerca de 1% do PIB (1839 milhões de euros). Além da leitura dos números, do lado chinês também se assinala o "progresso estável" nas relações entre os dois países.

Pub

Na visita, Costa tem ainda paragem obrigatória para falar com a comunidade lusa em Macau. A estada do primeiro-ministro ocorre na semana decisiva para concluir as negociações do Orçamento de 2017.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar