Defesa de Sócrates diz que vai apresentar queixa à PGR

Devido à decisão do DCIAP.

23 de dezembro de 2015 às 19:52
José Sócrates, Operação Marquês, Departamento Central de Investigação e Ação Penal, João Araújo, Pedro Delille, crime, lei e justiça, justiça e direitos, política Foto: João Miguel Rodrigues
Partilhar

A defesa do ex-primeiro-ministro José Sócrates, no processo "Operação Marquês", anunciou esta quarta-feira que vai dirigir uma queixa à procuradora-geral da República, depois de conhecida a decisão do diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal.

Uma nota da Procuradoria-Geral da República informou esta quarta-feira que o diretor do Departamento Central de Investigação e Ação Penal deu mais três meses aos responsáveis da investigação da "Operação Marquês" para que indiquem a data previsível do despacho final do inquérito.

Pub

Numa reação, os advogados João Araújo e Pedro Delille referem que vão apresentar "a competente reclamação" para a procuradora-geral da República, Joana Marques Vidal, "para que, de uma vez por todas, assuma as suas responsabilidades neste processo (...), mandando respeitar os direitos de defesa e cumprir e extrair todas as consequências dos prazos legalmente e judicialmente fixados".

A defesa de José Sócrates invoca que, por decisão dos tribunais, o prazo máximo para a conclusão do inquérito foi a 19 de outubro.

Pub

No comunicado, os advogados assinalam que, "seis meses depois da data em que devia ter sido dado aos arguidos conhecimento integral do processo", responsáveis do Ministério Público (diretor do DCIAP, Amadeu Guerra, e procurador Rosário Teixeira) "insistam em negar-lhes o conhecimento de elementos essenciais da investigação, nomeadamente os fundamentos da decisão hoje conhecida".

A nota refere que os arguidos desconhecem o "teor da comunicação formal" prevista na lei "com a justificação da violação do prazo [para o fim do inquérito], a exposição dos passos e do estado da investigação e com a indicação do prazo previsível para o encerramento do inquérito".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar