Deputado Pedro Frazão fez castração ilegal na sede do Chega
Cirurgia realizada em 2021 não respeitou condições previstas na lei para este tipo de intervenções.
O deputado Pedro Frazão castrou ilegalmente o gato António, um dos animais de estimação do Chega, na sede do partido, avança, esta semana, a revista ‘Sábado’.
A esterilização do animal decorreu no dia 5 de fevereiro de 2021– numa altura em que o veterinário de profissão era vogal da direção do Chega –, segundo os metadados das fotos a que a ‘Sábado’ teve acesso –, numa sala de reuniões que servia para receber jornalistas, e que não respeitava as condições previstas na lei para este tipo de cirurgias.
À‘Sábado’, o bastonário da Ordem dos Veterinários, Pedro Fabrica, explicou que “as cirurgias, incluindo de esterilização em animais de companhia, só podem ser realizadas em centros de atendimento médico-veterinários, autorizados pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV)” ou “nos gabinetes médico-veterinários dos Centros de Recolha Oficial apenas quando se trate de animais de companhia recolhidos, animais de programa C.E.D, felino ou capturados para adoção no âmbito das atribuições dos municípios”.
As fotografias a que a ‘Sábado’ teve acesso, mostram que a intervenção conduzida por Pedro Frazão decorreu numa secretária, com o animal deitado em cima de uma simples toalha. As imagens revelam ainda o resultado da cirurgia, e também o rasto de sangue provocado por aquela intervenção.
Entre os padrões de segurança que não foram cumpridos, o bastonário Pedro Fabrica destaca o facto de, neste género de intervenção, haver a necessidade de garantir “o rigor e a técnica cirúrgica por parte do médico veterinário, as condições físicas e os meios necessários”, incluindo a “assepsia e adequação dos locais onde estas intervenções se realizam”.
O CM tentou contactar Pedro Frazão, mas o deputado do Chega, atual vice-presidente do partido de André Ventura, não esteve disponível por se encontrar em Bruxelas.
O gato António é um dos animais de estimação do Chega, depois de ter sido resgatado em 2021. Apresentado pelo partido como “Sr. Gato António:Gato, conservador, de direita, resgatado”, tornou-se um fenómeno de popularidade nas redes sociais, com mais de 28 mil seguidores no Instagram e dezenas de milhares de ‘likes’ no TikTok. Já este ano, o Chega adotou outro gato: o Santiago, que foi trazido de Santiago do Cacém.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt