page view

Deputado Pedro Frazão é o candidato do Chega à Câmara de Oeiras

"Serei candidato à Câmara de Oeiras para limpar a corrupção", anunciou Pedro Frazão.

26 de junho de 2025 às 23:34

O deputado Pedro Frazão vai ser o candidato do Chega à presidência da Câmara de Oeiras nas próximas eleições autárquicas, salientando que pretende "limpar a corrupção", anunciou, esta quinta-feira, o próprio.

"Hoje mesmo, no dia em que a Câmara de Oeiras está a ter buscas por suspeitas de corrupção - eu já tinha essa intenção há vários meses - e, portanto, hoje posso anunciar com toda a propriedade que serei candidato à Câmara de Oeiras para limpar a corrupção", anunciou Pedro Frazão na CNN Portugal.

Aludindo ao facto de o atual presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, ter sido condenado em 2013 a dois anos de prisão por fraude fiscal e branqueamento de capitais, Pedro Frazão argumentou que o Chega não quer "repetir de novo esses cenários" num município que é "tão importante na Área Metropolitana de Lisboa".

"A Câmara de Oeiras é presidida por um presidente que tem uma história muito triste na área da corrupção, ele foi aliás condenado e cumpriu pena e sabemos que o que nasce torto tarda ou nunca se endireita", salientou.

A Polícia Judiciária realizou, esta quinta-feira, buscas nas câmaras de Oeiras, no distrito de Lisboa, e Grândola, no distrito de Setúbal, e em empresas do setor turístico, por alegada prevaricação ou corrupção, participação económica em negócio e abuso de poderes e violação de regras urbanísticas.

De acordo com a biografia disponível na página da Internet da Assembleia da República, Pedro Saraiva Gonçalves dos Santos Frazão tem 50 anos e, além de deputado, é atualmente vereador na Câmara Municipal de Santarém e vice-presidente da direção nacional do Chega.

Mestre em Medicina Veterinária, Pedro Frazão foi eleito pela primeira vez deputado na 2022.

A Câmara de Oeiras é atualmente presidida por Isaltino Morais, que já anunciou que se vai recandidatar ao cargo.

Isaltino Morais foi eleito presidente da Câmara de Oeiras pela primeira em 1985, nas listas do PSD, renovando posteriormente o mandato nas eleições de 1989, 1993, 1997 e 2001. Em 2009 volta a vencer a Câmara de Oeiras, já como independente, mas interrompe o mandado em 2013, depois de ter sido condenado a dois anos de prisão por fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Em 2017 recandidata-se novamente ao município como independente e volta a ganhar, tal como nas eleições de 2021. Devido à lei da limitação de mandatos, as autárquicas deste ano serão as últimas a que poderá concorrer no município de Oeiras.

A antiga secretária de Estado Ana Sofia Antunes será a candidata do PS, enquanto o gestor Bruno Mourão Martins volta a ser o candidato da IL à presidência da Câmara Municipal de Oeiras nas próximas eleições autárquicas, que estão previstas decorrer entre setembro e outubro.

Nas eleições autárquicas de 2021, o movimento independente liderado por Isaltino Morais conquistou oito mandatos. A segunda força mais votada foi o PS, que conquistou um mandato, tal como o PSD. O executivo municipal integra ainda uma vereadora independente indicada pelo BE na extinta coligação Evoluir Oeiras. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8