Esquerda ganha primeira batalha
Ferro Rodrigues eleito presidente da Assembleia da República.
Eduardo Ferro Rodrigues foi eleito esta sexta-feira presidente do parlamento. O deputado e antigo líder do PS foi eleito com 120 votos, enquanto o outro candidato a este cargo, o deputado do PSD Fernando Negrão, obteve 108 votos. O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, defendeu que a "história de compromissos e convergências" tem "forçosamente de se repetir" no tempo atual em que "nenhuma força teve maioria absoluta" e a responsabilidade de todos "é acrescida".
A candidatura do socialista Ferro Rodrigues à presidência da Assembleia da República foi assinada pelo número máximo de preponentes (46 deputados), sendo os dois primeiros signatários o secretário-geral e o presidente do PS, respetivamente António Costa e Carlos César.
O deputado social-democrata Fernando Negrão também se candidatou à presidência da Assembleia da República, com o apoio da Comissão Política Nacional do PSD, e afirmou à Lusa que não se candidatou "contra nada nem contra ninguém".
Segunda figura do Estado
A candidatura de Fernando Negrão a presidente da Assembleia da República foi esta quinta-feira proposta pelo presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, em articulação com o líder da bancada social-democrata, Luís Montenegro, e recolheu um apoio generalizado, disse à Lusa um dirigente social-democrata.
Eduardo Ferro Rodrigues chega assim a segunda figura do Estado português aos 65 anos, depois de ter ocupado vários cargos públicos.
----
Clique para aceder ao Especial CM Legislativas 2015 - Portugal a votos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt