PSD/Madeira vence eleições com 36,1%. Partido não consegue maioria absoluta
Partido consegue entre 16 e 21 mandatos, num total de 47 assentos no parlamento regional.
A Madeira volta este domingo às urnas para escolher novo parlamento regional numas eleições antecipadas que decorrem apenas oito meses depois da votação legislativa que deu a Miguel Albuquerque o lugar de líder do Governo.
As eleições foram convocadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que dissolveu o parlamento madeirense na sequência da crise política desencadeada em janeiro, quando o líder do Governo Regional (PSD/CDS-PP), Miguel Albuquerque, foi constituído arguido num processo que investiga suspeitas de corrupção.
O PSD lidera o arquipélago desde sempre, tendo vencido 11 vezes com maioria absoluta. Em 2019, os sociais-democratas fizeram um acordo pós-eleitoral com o CDS-PP e, em 2023, quando já tinham concorrido coligados, mas não alcançaram a maioria absoluta, o PSD assinou um entendimento de incidência parlamentar com o PAN para conseguir a maioria absoluta.
Este domingo são decididos 47 lugares da Assembleia Legislativa Regional e, segundo dados do Ministério da Administração Interna, estão recenseados para votar 254 522 eleitores, dos quais 249 075 na ilha da Madeira e 5 447 na ilha de Porto Santo.
As 292 secções de voto distribuídas pelas 54 freguesias dos 11 concelhos do arquipélago estarão abertas entre as 8h00 e as 19h00.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt