Europa vai às escolas para dar voz aos jovens

A primeira grande conferência ‘Europa Viva’ envolveu alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos.

31 de março de 2024 às 10:13
Europa vai às escolas para dar voz aos jovens Foto: DR
Partilhar

Durante uma hora e meia, alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos partilharam as preocupações e ouviram as respostas de quem, todos os dias, trabalha na e para a Europa.

A primeira conferência ‘Europa Viva’, uma iniciativa da CMTVCorreio da Manhã, ‘Negócios’, ‘Record’ e revista ‘Sábado’ em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa, realizou-se esta semana e contou com a presença de Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD, que vai passar a liderar a pasta do Ambiente e da Energia no Governo de Montenegro, do eurodeputado socialista Carlos Zorrinho e do professor Filipe Romão Vasconcelos, especialista em Relações Internacionais.

Pub

O objetivo destes encontros, que contam com a participação de alunos envolvidos no programa EPAS - Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, é dar voz aos jovens e a oportunidade de compreenderem os seus direitos enquanto cidadãos da UE, bem como aprenderem sobre as tomadas de decisão dos eurodeputados em Estrasburgo.

O conflito na Ucrânia foi um dos temas debatidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos na conferência ‘Europa Viva’, nomeadamente, as consequências que esta guerra pode ter e o papel da União Europeia para manter a paz. Uma oportunidade para os jovens exporem as suas preocupações face a uma Europa em constante mudança e conscientes que o seu voto pode fazer a diferença.

"Europa Viva", um programa para ver todos os domingos às 11h30, na CMTV.

Pub

Conferências em todo o País

As conferências ‘Europa Viva’, que arrancaram em Arraiolos, vão decorrer em vários pontos do País, dando voz aos alunos e às suas preocupações. A próxima conferência está marcada para o próximo dia 12 de abril, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. Seguem-se: Escola Secundária Domingos Rebelo, em São Miguel, nos Açores (15 de abril); Escola Secundária Leal da Câmara, em Sintra (19 de abril); Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente (26 de abril); Escola Europeia de Ensino Profissional, Braga (3 de maio) e Escola Secundária Francisco Franco, Funchal (10 de maio).

"Europa é crucial para os jovens"

Pub

Qual a importância do voto dos jovens nas eleições europeias?

Em 2019 tivemos uma taxa de votação dos jovens bastante baixa em Portugal e é preciso aumentar. É crucial para eles. Os jovens percebem bem que a Europa está muito relacionada com as suas vidas.

Sente que uma das principais preocupações dos jovens prende-se com a guerra na Ucrânia?

Pub

Nota-se uma grande preocupação em como é que podemos continuar e manter o que mantivemos no passado: a paz. Foi uma preocupação que esteve presente em várias perguntas destes jovens, e têm razão para estarem preocupados, porque não são só estes dois países.

Com o tempo, os jovens estão mais envolvidos na política europeia?

Houve uma altura de decréscimo, mas noto um maior envolvimento dos jovens. O papel da Europa na pandemia, na crise da energia, numa defesa incondicional da Ucrânia diz muito aos jovens, diz muito aos jovens portugueses.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar