Europa vai às escolas para dar voz aos jovens
A primeira grande conferência ‘Europa Viva’ envolveu alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos.
Durante uma hora e meia, alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos partilharam as preocupações e ouviram as respostas de quem, todos os dias, trabalha na e para a Europa.
A primeira conferência ‘Europa Viva’, uma iniciativa da CMTVCorreio da Manhã, ‘Negócios’, ‘Record’ e revista ‘Sábado’ em parceria com a Universidade Autónoma de Lisboa, realizou-se esta semana e contou com a presença de Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD, que vai passar a liderar a pasta do Ambiente e da Energia no Governo de Montenegro, do eurodeputado socialista Carlos Zorrinho e do professor Filipe Romão Vasconcelos, especialista em Relações Internacionais.
O objetivo destes encontros, que contam com a participação de alunos envolvidos no programa EPAS - Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, é dar voz aos jovens e a oportunidade de compreenderem os seus direitos enquanto cidadãos da UE, bem como aprenderem sobre as tomadas de decisão dos eurodeputados em Estrasburgo.
O conflito na Ucrânia foi um dos temas debatidos pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos na conferência ‘Europa Viva’, nomeadamente, as consequências que esta guerra pode ter e o papel da União Europeia para manter a paz. Uma oportunidade para os jovens exporem as suas preocupações face a uma Europa em constante mudança e conscientes que o seu voto pode fazer a diferença.
"Europa Viva", um programa para ver todos os domingos às 11h30, na CMTV.
Conferências em todo o País
As conferências ‘Europa Viva’, que arrancaram em Arraiolos, vão decorrer em vários pontos do País, dando voz aos alunos e às suas preocupações. A próxima conferência está marcada para o próximo dia 12 de abril, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, na Covilhã. Seguem-se: Escola Secundária Domingos Rebelo, em São Miguel, nos Açores (15 de abril); Escola Secundária Leal da Câmara, em Sintra (19 de abril); Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente (26 de abril); Escola Europeia de Ensino Profissional, Braga (3 de maio) e Escola Secundária Francisco Franco, Funchal (10 de maio).
"Europa é crucial para os jovens"
Qual a importância do voto dos jovens nas eleições europeias?
Em 2019 tivemos uma taxa de votação dos jovens bastante baixa em Portugal e é preciso aumentar. É crucial para eles. Os jovens percebem bem que a Europa está muito relacionada com as suas vidas.
Sente que uma das principais preocupações dos jovens prende-se com a guerra na Ucrânia?
Nota-se uma grande preocupação em como é que podemos continuar e manter o que mantivemos no passado: a paz. Foi uma preocupação que esteve presente em várias perguntas destes jovens, e têm razão para estarem preocupados, porque não são só estes dois países.
Com o tempo, os jovens estão mais envolvidos na política europeia?
Houve uma altura de decréscimo, mas noto um maior envolvimento dos jovens. O papel da Europa na pandemia, na crise da energia, numa defesa incondicional da Ucrânia diz muito aos jovens, diz muito aos jovens portugueses.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt