Ex-namorada trai Sócrates

Jornalista diz que antigo primeiro-ministro "mentiu" ao país, ao PS e aos amigos.

08 de maio de 2018 às 01:30
fernanda câncio, jornalista, operação marquês, josé sócrates Foto: Jorge Paula
Fernanda Câncio ajudou Sócrates a apagar o rasto da fortuna Foto: Direitos Reservados
Fernanda Câncio foi apanhada nas escutas do MP a tentar esconder os gastos de Sócrates num hotel Foto: Tiago Sousa Dias
Sócrates fez várias viagens com a ex-namorada, Fernanda Câncio Foto: Direitos Reservados
Fernanda Câncio ajudou Sócrates a apagar o rasto da fortuna Foto: Direitos Reservados
Fernanda Câncio Foto: Pedro Ferreira
José Sócrates Foto: Inês Gomes Lourenço

1/7

Partilhar

Se Fernanda Câncio ainda tinha alguma posição de defesa de José Sócrates, no que diz respeito ao processo Marquês, abandonou-a ontem: num artigo de opinião publicado no 'DN', a antiga namorada de Sócrates afirmou que o antigo primeiro-ministro "fingiu ante toda a gente que tinha fortuna de família, rejeitando até rendimentos a que tinha direito como alguém que deles não necessitava."

Para Fernanda Câncio, Sócrates "urdiu uma teia de enganos. Mentiu, mentiu e tornou a mentir." Na Operação Marquês, Fernanda Câncio foi apanhada em escutas a Sócrates a falar sobre a compra de casas em Lisboa e Tavira, além de ter feito férias com ele em Veneza, Menorca e Formentera.

Pub

No artigo intitulado 'A tragédia de Sócrates', a jornalista identifica os destinatários das mentiras: "Mentiu ao País, ao seu partido, aos seus correligionários, aos camaradas, aos amigos. E mentiu tanto e tão bem que conseguiu que muita gente séria não só acreditasse nele como o defendesse, em privado e em público."

Para a jornalista, Sócrates, ao adotar esta atitude, "não podia ignorar que estava não só a abusar da boa-fé dessas pessoas como expô-las ao perigo de, se um dia se descobrisse a verdade, serem consideradas suas cúmplices e alvo do odioso expectável." Fernanda Câncio parte deste princípio: "Assentemos apenas em que, depois de ter sido primeiro-ministro sete anos e estabelecido residência em Paris durante algum tempo, de serem levantadas dúvidas sobre como conseguia sustentar-se e de o próprio assegurar denodada e indignadamente que o fazia graças a um empréstimo bancário e à ajuda da mãe, se soube que afinal as suas despesas eram suportadas por um amigo empresário - e em molhos de notas, à sorrelfa."

Pub

A Operação Marquês revelou, por exemplo, que Fernanda Câncio conhecia o interesse de Sócrates em comprar uma casa em Tavira, pela qual ofereceu 900 mil euros. A jornalista já disse que nunca soube da relação pecuniária entre Sócrates e o amigo Carlos Santos Silva.

PORMENORES

Testemunha no Marquês

Pub

Fernanda Câncio é uma das 229 testemunhas arroladas pelo Ministério Público no âmbito do processo da Operação Marquês, como é referido na acusação desse processo.

Soares muito crítico

João Soares, deputado do PS e ex-ministro da Cultura, considerou ontem o artigo de Fernanda Câncio "um nojo."

Pub

Escuta com Inês Rosário

No caso Marquês, Fernanda Câncio foi apanhada numa escuta com Inês Rosário, mulher de Santos Silva, em que "Inês comenta que dizia que 'aquele gajo' ia ser a cruz deles até ao fim." Fernanda diz que "não precisava ser tão pesada."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar