Costa teve encontro com Eanes
Reunião na Fundação Mário Soares dias após as legislativas.
O secretário-geral do PS, António Costa, esteve esta terça-feira reunido com o general Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, quase à mesma hora que o Chefe de Estado, Cavaco Silva, recebia de Passos Coelho a lista de ministros para o novo Executivo.
Ninguém confirma o encontro, mas o Correio da Manhã sabe que Ramalho Eanes – apoiante de Sampaio da Nóvoa às presidenciais – não foi o único ex-Chefe de Estado com quem António Costa falou desde as legislativas de 4 de outubro. Na semana seguinte às eleições, o líder socialista também esteve na Fundação Mário Soares reunido com o fundador do partido e ex-Presidente da República. E terão tido uma longa conversa.
Sobre o encontro desta terça-feira, o PS diz que "não comenta a agenda não pública do secretário-geral", recusando-se a confirmar ou a desmentir o encontro que terá tido lugar no gabinete do ex-presidente Ramalho Eanes, em Lisboa.
Do lado de Ramalho Eanes, o gabinete do antigo presidente também não comenta, confirma ou desmente o encontro numa altura em que já se discutem cenários pós-queda do Governo de Passos Coelho. Recorde-se que Eanes foi autor de pelo menos dois governos de iniciativa presidencial, antes da revisão constitucional de 1982. Até então, o governo respondia perante a Assembleia da República e o Presidente da República.
Já Mário Soares foi o Chefe de Estado que recusou dar posse a um executivo PS com apoio do PRD, com a queda do primeiro governo de Cavaco Silva, minoritário, em 1987. De seguida, o PSD teve maioria absoluta com eleições antecipadas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt