Barra Cofina

Correio da Manhã

Política
7

Passos forma governo e prepara-se para oposição

Passos indicou 16 ministros, a maioria repetentes ou deputados.
Cristina Rita 28 de Outubro de 2015 às 01:30
Cavaco Silva indigitou Passos Coelho, que levou esta terça-feira nomes a Belém
Cavaco Silva indigitou Passos Coelho, que levou esta terça-feira nomes a Belém FOTO: Bruno Simão

O Governo Constitucional toma posse na sexta-feira de olhos postos no combate político que terá de fazer depois da queda anunciada no Parlamento, ou seja, na Oposição.

O primeiro-ministro indigitado, Passos Coelho, surpreendeu esta terça-feira os mais próximos ao levar ao Presidente da República os 16 ministros do Executivo. Poucos saberiam que a iniciativa seria tomada esta terça-feira. A lista mantém nomes conhecidos. Cria-se um Ministério da Cultura – numa derradeira tentativa de aproximação ao PS –, além de se acrescentar a Modernização Administrativa, pasta em que caberia um novo programa Simplex defendido por António Costa.

Tanto no PSD como no CDS, todos sabem que já não há aproximação possível, porque o acordo à esquerda está bem encaminhado. A queda do Executivo será uma realidade até 9 de novembro.

A comissão permanente do PSD esteve esta terça-feira reunida a preparar uma agenda de iniciativas para os militantes. Dito de outra forma, uma agenda de combate em tempos de oposição forçada, sabe o CM.

Quanto aos secretários de Estado, a indicação é para que a maioria seja reconduzida e já estão a ser feitos convites. Contudo, alguns estarão a reponderar manter-se no Governo, dado o prazo curto deste Executivo. A posse será entre sexta e sábado.

À esquerda, o silêncio do PCP sobre as negociações contrastou com um comunicado do PS, a garantir que cumprirá as regras orçamentais. Isto enquanto no Parlamento Europeu os eurodeputados João Ferreira (CDU) e Marisa Matias (BE) votaram contra um relatório sobre o Tratado Orçamental – que obriga a metas do défice.


Clique para aceder ao Especial CM Legislativas 2015 - Portugal a votos

Clique para aceder à rubrica com a opinião de Octávio Ribeiro, diretor do CM, sobre este tema: Cavaco acabará por nomear Costa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)