Barra Cofina

Correio da Manhã

Política

Costa teve encontro com Eanes

Reunião na Fundação Mário Soares dias após as legislativas.
Cristina Rita e Eduardo Dâmaso(eduardodamaso@sabado.cofina.pt) 28 de Outubro de 2015 às 12:52
Ramalho Eanes foi ao lançamento do livro de António Costa 'Caminho Aberto', em março de 2012
Ramalho Eanes foi ao lançamento do livro de António Costa 'Caminho Aberto', em março de 2012 FOTO: Sérgio Lemos
O secretário-geral do PS, António Costa, esteve esta terça-feira reunido com o general Ramalho Eanes, antigo Presidente da República, quase à mesma hora que o Chefe de Estado, Cavaco Silva, recebia de Passos Coelho a lista de ministros para o novo Executivo.

Ninguém confirma o encontro, mas o Correio da Manhã sabe que Ramalho Eanes – apoiante de Sampaio da Nóvoa às presidenciais – não foi o único ex-Chefe de Estado com quem António Costa falou desde as legislativas de 4 de outubro. Na semana seguinte às eleições, o líder socialista também esteve na Fundação Mário Soares reunido com o fundador do partido e ex-Presidente da República. E terão tido uma longa conversa.

Sobre o encontro desta terça-feira, o PS diz que "não comenta a agenda não pública do secretário-geral", recusando-se a confirmar ou a desmentir o encontro que terá tido lugar no gabinete do ex-presidente Ramalho Eanes, em Lisboa.

Do lado de Ramalho Eanes, o gabinete do antigo presidente também não comenta, confirma ou desmente o encontro numa altura em que já se discutem cenários pós-queda do Governo de Passos Coelho. Recorde-se que Eanes foi autor de pelo menos dois governos de iniciativa presidencial, antes da revisão constitucional de 1982. Até então, o governo respondia perante a Assembleia da República e o Presidente da República.

Já Mário Soares foi o Chefe de Estado que recusou dar posse a um executivo PS com apoio do PRD, com a queda do primeiro governo de Cavaco Silva, minoritário, em 1987. De seguida, o PSD teve maioria absoluta com eleições antecipadas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)