Meia pensão a reformados e 125 euros para quem ganha até 2700€. Conheça os apoios do Governo
Executivo reuniu-se para aprovar pacote de medidas de apoio às famílias e ao combate à inflação.
O Governo reuniu-se, na tarde desta segunda-feira, em Conselho de Ministros extraordinário para aprovação de um pacote de medidas de apoio ao rendimento das famílias e que visa responder ao contexto atual de inflação e aumento do custo de vida.
Documentos
Plano de resposta ao aumento dos preçosReunião teve início às 15h00, depois de António Costa defender que "é necessário assegurar que quer as famílias, quer as empresas têm condições de enfrentar esta situação", salientando que, em relação às empresas, só depois do Conselho de Ministros da Energia da União Europeia agendado para dia 9 é que fará sentido tomar medidas.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, este fim de semana, que o pacote de medidas que o Governo irá apresentar deve ser urgente, flexível e dirigido aos mais carenciados, mas também à classe média.
Pacote de medidas de apoio ao rendimento das famílias:
Pensões vão aumentar em janeiro entre 4,43% e 3,53%
Os pensionistas vão ter, em janeiro, um aumento entre 4,43% e 3,53% em função do valor da sua pensão. António Costa especificou que a proposta que o Governo vai enviar para a Assembleia da República prevê que as pensões até 886 euros vão aumentar 4,43%; as cujo valor oscila entre os 886 e os 2.659 euros aumentem 4,07%, enquanto as restantes (que estariam sujeitas a atualização tendo em conta a fórmula legal em vigor) aumentarão 3,53%. Esta medida soma-se ao pagamento extra no valor equivalente a meia pensão que será pago já em outubro aos pensionistas.
Governo congela preços dos passes dos transportes públicos e dos bilhetes na CP em 2023
O Governo determinou o congelamento dos preços dos passes dos transportes públicos e dos bilhetes na CP em 2023.
Cidadãos não pensionistas com rendimento até 2.700 euros vão receber subsídio de 125 euros
Governo baixa IVA da eletricidade de 13% para 6%
Rendas só podem subir 2%
Senhorios vão ter redução no IRS ou no IRC para compensar 'travão' nas rendas
Prolongamento da vigência até ao final do ano da suspensão do aumento da taxa de carbono, da devolução aos cidadãos da receita adicional de IVA e da redução do ISP
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt