Passe grátis para jovens, mobilidade no Intercidades e Agência para o Clima: As medidas aprovadas pelo Governo
Objetivo é garantir maior mobilidade, comodidade e capacidade para que todos possam circular no País
O Governo aprovou, esta sexta-feira, 13 medidas na área da mobilidade e energia, em Conselho de Ministros, com objetivo de garantir maior mobilidade, comodidade e capacidade para que todos possam circular no País. Segundo o primeiro-ministro, Luís Montenegro, as alterações poderão "corrigir a discriminação contra os jovens" perpetrada durante o Governo de António Costa.
Entre as decisões em destaque está o alargamento do passe gratuito a todos os jovens até aos 23 anos, que até então apenas se aplicava aos que não trabalhavam, e o passe ferroviário
de 20 euros mensais.
Circula.pt
Passe ferroviário
Já o passe ferroviário verde custará 20 euros e dará acesso a 30 dias, abrangendo o serviço Intercidades, na segunda classe e "e com marcação nas 24 horas anteriores, para garantir a capacidade". Entra em vigor a 21 de outubro e poderá abranger cerca de 30 milhões de passageiros. A implementação desta passe terá um custo de 19 milhões de euros para o Estado.
Oito das medidas aprovadas no pacote verde para a mobilidade de passageiros vão ter um impacto superior 115 milhões de euros até 2025.
Agência para o Clima
Governo avança com leilão de gases renováveis
A medida tem como objetivo "estimular a produção de biometano e hidrogénio verde em Portugal, contribuindo para a transição para uma economia mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis".
Esta medida vai autorizar o Fundo Ambiental a realizar uma despesa de "14 milhões de euros por ano, durante 10 anos, a contar da data do primeiro fornecimento, no total de 140 milhões de euros".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt