Governo cria empresa para gerir projetos da estratégia "Água que Une"

Está em fase final de preparação o quadro legal normativo para a empresa, que será em breve aprovado pelo governo.

03 de outubro de 2025 às 17:44
Água da torneira Foto: Getty Images
Partilhar

A gestão e execução dos projetos da estratégia "Água que Une" vai estar a cargo de uma empresa que o Governo está a criar chamada "AdP Áqua", anunciou esta sexta-feira a ministra do Ambiente e Energia.

Maria da Graça Carvalho falava na sede do grupo Águas de Portugal (AdP), que gere a grande maioria do setor da água, numa cerimónia de entrega dos prémios da 3.ª edição do concurso de inovação InovaPro.

Pub

"Estamos numa fase adiantada dos preparativos para o lançamento de uma nova empresa, no âmbito do grupo AdP, intitulada AdP Áqua, a qual terá como principal missão a gestão e execução de diferentes projetos contemplados na estratégia 'Água que Une'", disse.

Maria da Graça Carvalho adiantou que a AdP Áqua resulta da transformação de uma empresa já existente no grupo AdP e terá como propósito acelerar a realização de uma componente significativa das medidas da estratégia no domínio ambiental, "focando-se nos empreendimentos hidráulicos previstos na estratégia".

De acordo com a responsável, está em fase final de preparação o quadro legal normativo para a empresa, que será em breve aprovado pelo governo.

Pub

A estratégia "Água que Une" foi lançada pelo Governo em março passado e compreende um conjunto de ações e investimentos para garantir a gestão sustentável da água em todo o país, ao longo dos próximos 15 anos.

Esta sexta-feira, na sessão, a ministra disse que o Governo quer executar a estratégia cumprindo prazos e objetivos, porque sabe "que este é o único caminho para garantir a sustentabilidade futura" da água, sem deixar ninguém nem nenhum setor para trás.

Maria da Graça Carvalho recordou que um dos programas da estratégia é o Programa de Ação para a Digitalização do Ciclo da Água, a que se juntam outros fundamentais, como o Plano de Ação para a Redução das Perdas de Água e o Programa Água Mais Circular.

Pub

O InovaPro é uma iniciativa do grupo AdP, com uma dotação anual de um milhão de euros e que financia a 100% projetos desenvolvidos por consórcios internos.

Desde o lançamento em 2022 já foram apoiados 13 projetos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar