Governo propõe aumento de 378 euros até 2027 aos bombeiros sapadores

Proposta é apresentada esta sexta-feira aos profissionais e aos sindicatos.

17 de janeiro de 2025 às 12:15
Sapadores reivindicam "acertos salariais para compensar o aumento da inflação" Foto: Mariline Alves
Partilhar

Os bombeiros sapadores poderão receber mais 378 euros até 2027. O aumento proposto pelo Governo, que equivale a mais quatro salários ao fim de um ano, explica o Jornal de Notícias, será feito de forma faseada. Este ano, os Sapadores podem receber mais 198 euros.

O aumento significa uma subida na remuneração base, paga a 14 meses, e um novo suplemento único designado de "suplemento de bombeiro sapador", pago a 12 meses.

Pub

O novo subsídio vai corresponder, em 2027, a 20% da remuneração base, nas categorias de bombeiro sapador e subchefe, e a 15%, na categoria de chefe. Com esta atualização, um bombeiro sapador em início de funções entra diretamente para o nível 13 da tabela remuneratória, cujo valor é de 1284,67 euros, segundo o mesmo jornal. 

A valorização só irá avante, contudo, caso haja acordo com as estruturas sindicais. O JN indica também que quatro sindicatos dos profissionais são a favor e três são contra esta proposta, apresentada esta sexta-feira, dia 17 de janeiro, aos bombeiros Sapadores.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar