Habitação e gestão pública da água são algumas das prioridades da coligação BE e Livre em Almada
Porta-voz do Livre adiantou que coligação pretende que pessoas sintam que fazem parte de um movimento vitorioso, "que não é feito só para sobreviver a tempos duros".
A habitação, a gestão pública da água no concelho e a aposta na mobilidade são algumas das prioridades apontadas esta quinta-feira por Sérgio Lourosa Alves, que encabeça a coligação BE/Livre candidata à Câmara Municipal de Almada.
"Casa como direito, mobilidade para as pessoas, ambiente protegido, trabalho digno, direitos humanos respeitados, cultura e desporto acessíveis, democracia participada. Vamos voltar a trazer os almadenses às decisões políticas com proximidade e convergência porque esta Almada em Comum só se faz com todos", disse o candidato à autarquia de Almada, no distrito de Setúbal, na apresentação da candidatura.
A apresentação pública da candidatura do projeto "Almada em Comum" que une os dois partidos decorreu no centro de Almada e contou com a presença de Joana Mortágua (dirigente e vereadora do Bloco de Esquerda) e do porta-voz do Livre, Rui Tavares.
Rui Tavares defendeu que esta coligação não é apenas um ato para uma só eleição, mas sim "uma demonstração da capacidade de convergência" e de "uma política otimista" que considera necessária nos tempos de esta quinta-feira.
"Nós queremos que o progressismo, a ecologia, o humanismo, a solidariedade sejam maioritários neste país e isso passa aqui, por Almada", disse.
O porta-voz do Livre adiantou que a coligação pretende que as pessoas sintam que fazem parte de um movimento vitorioso, "que não é feito só para sobreviver a tempos duros".
"Nós não queremos que as pessoas à nossa volta se limitem a sobreviver. Nós queremos que as pessoas vivam e vivam plenamente, que todos tenham direito a um futuro feito de coisas belas e radiosas", disse.
Já Joana Mortágua, que é atualmente vereadora, referiu que Almada precisa da alternativa que a coligação apresenta e dirigindo-se aos candidatos indicou-lhes que a tarefa que vão assumir "é a de restabelecer a confiança entre a comunidade e os seus representantes"
"A vossa tarefa é escolher a coragem em vez da cobardia mesmo perante tragédias que nos assustam e que nos metem em medo e que nos podem prejudicar. A vossa tarefa é pôr o interesse comum à frente dos negócios privados. A vossa tarefa é não compactuar com o que está, com o situacionismo, não se conformarem com as possibilidades limitadas daquilo que existe", frisou.
O projeto "Almada em Comum", classificado pelo Bloco de Esquerda e pelo Livre como "alternativa, progressista e ecológica, no município de Almada", vai concorrer à câmara e assembleia municipais e a todas as freguesias do concelho.
O professor de história Sergio Lourosa Alves (Livre) candidata-se à Câmara Municipal de Almada e Jefferson Oliveira (BE) à Assembleia Municipal.
"Sou orgulhosamente almadense e sou também com orgulho o rosto desta coligação", disse Sérgio Lourosa Alves.
Na sua intervenção o candidato destacou a luta pela habitação digna no concelho, referindo que estará ao lado das pessoas que são vitimas de despejo, dos sem-abrigo e das vitimas de violência doméstica que tem de sair das suas casas.
No que respeita à mobilidade disse apostar numa Almada dos 15 minutos onde as pessoas possam deslocar-se a pé para os seus trabalhos e advogou a expansão de espaços verdes, de hortas urbanas e de corredores ecológicos.
Sérgio Lourosa Alves defende ainda a gestão publica da água e a criação de um provedor dos direitos humanos para combater o racismo e a homofobia.
A Câmara Municipal de Almada é atualmente liderada pela socialista Inês de Medeiros, que se recandidata à presidência da autarquia para um terceiro mandato.
O atual executivo é composto por cinco eleitos do PS, quatro da CDU, um do BE e um do PSD. Tanto em 2017 como em 2021, PS e PSD fizeram um acordo para formar uma maioria absoluta no executivo.
O concelho de Almada tem perto de 184 mil habitantes, distribuídos por 70 quilómetros quadrados, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt