page view

Candidata do PAN à Câmara de Almada quer acabar com imagem de "dormitório"de Lisboa

Apresentação oficial da candidatura de Marina Marques decorreu este domingo no Parque da Paz, em Almada, no distrito de Setúbal.

31 de agosto de 2025 às 17:39

A candidata do PAN à Câmara de Almada, Marina Marques, disse este domingo que tem 156 medidas para transformar e "acabar com a imagem de Almada "como dormitório de Lisboa", defendendo políticas de mobilidade, habitação, segurança e desenvolvimento económico.

Em declarações à agência Lusa, Marina Marques, enumerou algumas das medidas, divididas por 15 eixos prioritários, destacando a habitação, a segurança e a requalificação de territórios estratégicos, como o da antiga Lisnave".

"Há também o Ginjal e a própria Costa da Caparica, territórios com grande valor, mas que estão ao abandono, faltando à Costa da Caparica dinamismo e vida", referiu a candidata do PAN à presidência da Câmara de Almada, no distrito de Setúbal.

Na habitação, a candidata, de 52 anos, natural e residente em Almada, defende "o reforço do investimento na construção e reabilitação de imóveis públicos, modelos habitacionais inovadores e o arrendamento indexado ao rendimento".

"É preciso igualmente reabilitar os espaços que estão ao abandono ou subutilizados para reconvertê-los em residências para jovens", referiu.

Segundo Mariana Marques, os bairros autoconstruídos "estão também entre as preocupações, porque têm afetado em muito o concelho, criando condições dignas para as pessoas que ali vivem".

"Sabemos que as pessoas não vão sair [dos bairros]. Vamos ter que enfrentar esse problema de forma humana, que passa pela sua reconversão em conjunto com o IHRU [Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana]", realçou.

Com formação em Relações Internacionais, Marina Marques trabalha há 30 anos na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova, no Campus de Almada, onde exerce o cargo de chefe da Divisão de Mobilidade e Internacionalização do Ensino.

Filiada no PAN desde 2015, é a atual porta-voz da distrital de Setúbal e da concelhia de Almada do partido, tendo integrado as listas concorrentes às legislativas deste ano, mas candidata-se pela primeira vez a órgãos autárquicos.

Para o desenvolvimento económico, Marina Marques defende a captação de investimento, "com a criação de um gabinete especializado de apoio ao investidor, visando desburocratizar os processos".

Marina Marques apontou ainda como prioridade para Almada, "o combate à insegurança, com medidas que impeçam que os crimes atinjam uma dimensão que possa ser difícil de gerir no futuro".

"No fundo é atuar de forma a dissuadir a delinquência, implementar sistemas de videovigilância na via pública e reforçar o policiamento de rua", enumerou.

Para a mobilidade e sustentabilidade ambiental, destacou "a melhoria dos transportes públicos para aliviar o trânsito, de forma a diminuir a poluição, promovendo a criação de espaços verdes e a preservação do património natural".

A gestão hídrica é outra das propostas do PAN, propondo "a requalificação da rede pública de distribuição de água e a modernização das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

"O nosso objetivo é criar uma Almada mais verde, mais bonita, olhar para o bem-estar dos almadenses, porque, Almada tem de deixar de ser vista como o 'dormitório' de Lisboa", concluiu.

A apresentação oficial da candidatura de Marina Marques decorreu este domingo no Parque da Paz, em Almada, no distrito de Setúbal, com a presença da porta-voz do PAN, Inês Sousa Real.

A Câmara Municipal de Almada é atualmente liderada pela socialista Inês de Medeiros, que se recandidata à presidência da autarquia para um terceiro mandato.

O atual executivo é composto por cinco eleitos do PS, quatro da CDU, um do BE e um do PSD. Tanto em 2017 como em 2021, PS e PSD fizeram um acordo para formar uma maioria absoluta no executivo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8