page view

Negócio das salinas dá casa a primo de Sócrates na Malveira

Moradia que levou a novo inquérito envolvida na compra de alegada exploração de sal a empresa de Hélder Bataglia, que foi administrador do BES Angola.

21 de fevereiro de 2026 às 01:30

Hélder Bataglia, antigo administrador do BES Angola, está na origem da compra pelo empresário Carlos Santos Silva de uma casa, na Malveira, a um primo de José Sócrates. A informação é do jornal ‘Sol’, que também deu conta do negócio, concretizado em 2022 e que, em 2025, deu origem a um novo inquérito do Ministério Público (MP) por suspeitas de branqueamento de capitais. O proprietário original do imóvel é o magnata angolano Fernando Anjos Ferreira, que ficou com a sociedade ‘Salinas do Tchiome’, criada para alegada exploração de sal, em Benguela, pela Margest, que o 'Sol' descreve como empresa fantasma de Bataglia.

“Paguei cinco milhões de euros pelo negócio, uma parte por transferência bancária e o remanescente com dois apartamentos: um para o Zé Paulo e outro, no Porto, para o Miguel Batagilia [sobrinho do homem do BESA]”, disse ao ‘SOL’ Anjos Ferreira. Foi assim que José Paulo Pinto de Sousa ficou, em 2018, com o apartamento na Ericeira, para onde, no mesmo ano, se mudou o primo Sócrates.

Mas a dívida de Anjos Ferreira ainda não estava paga e, em 2022, este passa uma casa na Malveira para Zé Paulo, que, no mesmo ato notarial, a transfere para Pedro Pinto de Sousa. É este último, também primo antigo chefe do Governo, que acaba vender a moradia a Santos Silva, por cerca de 800 mil euros. Diz a acusação da ‘Operação Marquês’ que o empresário amigo, Sócrates, José Paulo e Hélder Bataglia terão feito circular dinheiro para o antigo primeiro-ministro com este tipo de negócio. Bataglia liderou a Escom, do grupo Espírito Santos e que terá feito chegar ‘luvas’ de cerca de 30 milhões, num esquema orquestrado por Ricardo Salgado. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8