"Única porta aberta é a manutenção de diálogo em temas importantes": Rui Rocha sobre IL não fazer parte do Governo
PSD e IL estiveram em negociações e decisão foi avançada em comunicado.
O PSD e a Iniciativa Liberal confirmaram que estiveram em negociações, mas que, para já, a IL fica fora do Governo. "Não avançarão nesta altura para a celebracão de entendimentos alargados, aqui incluldos os que dizem respeito a formaçâo do novo Governo" diz um comunicado assinado pelos presidentes dos dois partidos.
Os novos deputados reúnem-se esta terça-feira para a primeira sessão plenária da XVI legislatura.
Rui Rocha referiu esta terça-feira que "a única porta aberta é a manutenção de diálogo em temas importantes". Acrescenta que aquilo que "é fundamental" é que "os portugueses possam conhecer as propostas".
"Apresentámos 10 pontos e o entendimento com que ficámos é que no parlamento temos mais margem para discutir os pontos relevantes para o país, havendo abertura ao diálogo", refere.
O presidente da IL explica que os dois líderes têm "prioridades diferentes" que "não convergiram o suficiente para haver um entendimento mais alargado".
"Fomos discutindo os temas e a conclusão é comum. Fomos transparentes", enfatizou, escusando-se a "entrar no pormenor do que foram estas negociações".
"O essencial é haver clima de diálogo e boa-fé nas conversações. Nós aprovaremos aquilo que acharmos que traz prosperidade ao país", diz Rui Rocha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt