João Cotrim Figueiredo candidata-se a presidente dos liberais europeus
Liberal português desafia liderança da francesa Valérie Hayer.
O eurodeputado eleito João Cotrim Figueiredo (da Iniciativa Liberal) é candidato a presidente do Renovar a Europa, o grupo dos liberais no Parlamento Europeu, confirmou esta segunda-feira o Correio da Manhã.
O liberal português integra a ala direita do grupo, a Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa (ALDE). Candidata-se contra a atual presidente do Renovar a Europa, a eurodeputada francesa Valérie Hayer, do partido do presidente francês, Émmanuel Macron.
"Estamos conscientes de que a atual liderança parte em vantagem nesta disputa, já que possui experiência e relações duradouras nas estruturas do grupo e do Parlamento Europeu. No entanto, esta não é a altura de fazer cálculos políticos. É, sim, altura de assumir com coragem que algo precisa de mudar a nível estrutural no grupo", escreveu Cotrim Figueiredo aos membros do partido.
Segundo fonte da IL, uma vaga de fundo na ALDE incentivou Cotrim Figueiredo a candidatar-se ao lugar, por lhe reconhecer capacidade de liderança e em virtude do bom resultado da IL em Portugal, com a eleição de dois eurodeputados, em contraciclo com o tombo eleitoral dos partidos liberais europeus.
"Os resultados das últimas eleições europeias, em que o Renovar a Europa perdeu mais de 20% dos lugares, são um sinal de que algo precisa de mudar. Seja no trabalho político, seja na organização, seja na comunicação do grupo", defendeu Cotrim Figueiredo.
Os co-presidentes da ALDE, Ilhan Kyuchyuk e Timmy Dooley, apoiam a candidatura do português, segundo fizeram saber por e-mail aos colegas da ala direita do Renovar a Europa. "Saudamos a decisão de Cotrim Figueiredo, apoiamos a sua candidatura e encorajamo-vos, como membros da ALDE, a também a apoiarem na votação a 25 de junho [terça-feira]", escreveram na mensagem.
O apelo da direção da ALDE ao voto em Cotrim Figueiredo repetiu-se nos últimos dias num congresso em Vilnius, na Lituânia, depois de o português abordar na sua intervenção os desafios dos liberais em face dos resultados das eleições europeias, segundo a mesma fonte da IL.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt