Marcelo reuniu-se com Rui Moreira

Candidato trocou impressões sobre "candidaturas independentes" com o autarca.

21 de janeiro de 2016 às 18:17
Marcelo Rebelo de Sousa, Rui Moreira, Porto, política, governo (sistema), executivo (governo) Foto: EPA
Partilhar

O candidato presidencial Marcelo Rebelo de Sousa foi esta qquinta-feira recebido pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, com quem disse ter trocado impressões sobre o que é "avançar com candidaturas independentes".

Depois de ter estado reunido durante 45 minutos a sós com Rui Moreira - que não quis prestar declarações aos jornalistas -, no edifício dos Paços do Concelho, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que existe "uma semelhança, de facto, de situações" entre os dois.

Pub

"A candidatura do presidente Rui Moreira foi uma candidatura independente e mantém-se independente. A minha candidatura nasceu independente e mantém-se independente. Dessa ótica, trocámos impressões sobre o que é avançar com candidaturas independentes e como isso é importante para democracia portuguesa", relatou o social-democrata.

Questionado se também concorre contra o PSD, como Rui Moreira, que ganhou ao seu colega de partido Luís Filipe Menezes nas autárquicas de 2013, respondeu: "Não, eu concorro como independente, e o presidente Rui Moreira como independente, e só chegou onde chegou certamente com muitos votos do eleitorado social-democrata e centrista".

Pub

Interrogado sobre o motivo pelo qual não quis também ser recebido na Câmara Municipal de Lisboa, o antigo presidente do PSD afirmou que "a semelhança entre as duas candidaturas em termos de independência e de percurso de candidatura" teve peso. "Noutras câmaras não foi assim. Isso explica o porquê da minha escolha".

Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que conversou com Rui Moreira sobre "a visão que ele tem da autarquia, e em geral do país". No seu entender, "há uma grande consonância, uma grande confluência de opiniões, e isso é muito positivo e é muito interessante".

Encontro com Pinto da Costa

Pub

Após este encontro com Rui Moreira, o candidato presidencial desceu a Avenida dos Aliados a pé e seguiu para uma entrevista nas instalações do Porto Canal, onde tinha à sua espera Pinto da Costa, na qualidade de presidente do conselho de administração da FC Porto Media.

O dirigente desportivo entregou-lhe uma fotografia tirada nos anos 70 durante um jantar com jornalistas, numa altura em que Marcelo Rebelo de Sousa estava na Federação Portuguesa de Futebol.

Pinto da Costa esclareceu que este gesto "pode ser interpretado como a estima recíproca" que têm há muitos anos, mas não como um apoio à sua candidatura.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar