Ministério da Defesa confirma que EUA pediram autorização para estacionar aviões reabastecedores na Base das Lajes

"Este é um procedimento habitual e as aeronaves que se encontram nos Açores são aviões de reabastecimento aéreo" afirmou Nuno Melo.

22 de junho de 2025 às 22:55
Base das Lajes, na ilha Terceira, Açores Foto: José António Rodrigues
Partilhar

O ministério da Defesa confirmou, este domingo, em comunicado que os EUA pediram no dia 18 de junho autorização para estacionar os 12 aviões reabastecedores da Força Aérea norte-americana na Base das Lajes, nos Açores. 

"Este é um procedimento habitual e as aeronaves que se encontram nos Açores são aviões de reabastecimento aéreo. Não se trata de meios aéreos ofensivos", afirmou o ministro da Defesa Nacional de Portugal, Nuno Melo. 

Pub

Questionada sobre a presença destas aeronaves nas Lajes, fonte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América (EUA) disse apenas que "o Comando Europeu dos EUA acolhe habitualmente aviões militares (e pessoal) dos EUA em regime transitório, em conformidade com acordos de acesso a bases e sobrevoo com aliados e parceiros".

"Para além disso, não temos mais nada a partilhar", acrescentou. A Lusa perguntou se era habitual a presença deste número de aeronaves nas Lajes e se estava relacionado com a situação no Médio Oriente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar