Montenegro a caminho da Colômbia para participar em cimeira com líderes da UE para reforçar cooperação entre países

Deslocação do primeiro-ministro surge depois de o governante ter estado presente Cimeira da ONU sobre o clima (COP30), onde se reuniu com o presidente brasileiro.

09 de novembro de 2025 às 09:40
Primeiro-ministro, Luís Montenegro Foto: Rodrigo Antunes/Lusa_EPA
Partilhar

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, partilhou na noite deste sábado um vídeo nas redes sociais onde se mostra a bordo de um jato ao serviço das figuras do Estado portuguesas, um Falcon 900, anteriormente usado pelo governante numa viagem à China, em Setembro. Montenegro está a caminho de Santa Marta, na Colômbia, onde vai participar na cimeira da União Europeia com os líderes da UE, América Latina e Caraíbas, no sentido de reforçar a cooperação entre os países.

A aeronave deu entrada na Força Aérea Portuguesa em fevereiro de 2023, tendo o avião ficado a cargo do Estado português na sequência da recuperação de uma dívida. A empresa que detinha a aeronave devia 4,8 mil milhões de euros à massa falida do antigo BPN. Em fevereiro de 2021, foi noticiado que a aeronave chegou a ser apreendida pela Polícia Federal Brasileira com cerca de 600 quilos de droga.

Pub

A deslocação de Montenegro surge depois de o governante ter estado presente na 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, onde se reuniu com o presidente brasileiro. O primeiro-ministro referiu que Portugal está ao lado do Brasil  "no propósito da criação de um Fundo para a proteção da floresta tropical, tendo consciência que Portugal também é um País interventivo, consciente de que aquilo que fazemos na proteção da Amazónia se repercute na qualidade de vida de todos nós", frisou Montenegro no vídeo publicado.

View this post on Instagram

A post shared by Luís Montenegro (@luismontenegro)

"Portugal está à escala global a cumprir o seu papel internacional, como País que aproxima povos", aponta o primeiro-ministro.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar