Montenegro tem "cumprido integralmente" compromissos com a Madeira, afirma Miguel Albuquerque

Líder dos social-democratas insulares realçou o crescimento regional, indicando que a Madeira é "a região que mais cresceu economicamente nos últimos trinta anos em Portugal".

13 de dezembro de 2025 às 23:14
Miguel Albuquerque Foto: Homem de Gouveia/Lusa
Partilhar

O líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, declarou este sábado que o primeiro-ministro tem "cumprido integralmente" os compromissos assumidos com a região autónoma no Orçamento de Estado e destacou que as vitórias eleitorais alcançadas provam que o partido "está vivo".

""Neste momento e, graças a Deus, temos um Governo nacional que tem trabalhado com a Madeira e a verdade é que o primeiro-ministro cumpriu integralmente os seus compromissos orçamentais com a Madeira", afirmou o líder social-democrata madeirense no jantar de Natal do partido, no Funchal.

Pub

O também presidente do Governo Regional da Madeira (PSD/CDS-PP) salientou que Luis Montenegro "cedeu e transferiu 79 milhões de euros do Fundo de Coesão a que a Madeira nem tinha direito por causa desta idiota lei das finanças locais e ainda concedeu mais 78 milhões para a saúde".

O responsável madeirense mencionou ainda que, "neste momento, há um compromisso fundamental para a revisão da Lei das Finanças Regionais e que, no próximo ano, em que se celebram os 50 anos da Autonomia, será apresentado perante as forças políticas nacionais um quadro de mudança constitucional".

Recordou que na última destas festas partidárias, no ano passado, havia apontado que o partido tinha três grandes desafios eleitorais, nos quais o PSD somou vitórias na região.

Pub

Neste encontro que reuniu cerca de mil militantes, Miguel Albuquerque reforçou ser este um momento para celebrar também "a força, a vitória, a resiliência e a capacidade do PSD/Madeira", porque continua a merecer a confiança de milhares de madeirenses, tendo conseguido resultados eleitorais na região sempre na defesa de uma "Madeira mais livre, mais próxima e mais autónoma".

"Ao fim de 50 anos, o nosso PPD/PSD/Madeira está vivo, continua a liderar a nossa Região, continua a estar na vanguarda das mudanças de que a Madeira precisa e continua a ter toda a confiança dos nossos concidadãos e tudo isto não acontece por acaso", enfatizou.

O líder dos social-democratas insulares realçou o crescimento regional, indicando que a Madeira é "a região que mais cresceu economicamente nos últimos trinta anos em Portugal" e quer "manter este caminho de progresso e desenvolvimento".

Pub

Falou do Orçamento Regional para 2026, que começa a ser discutido segunda-feira na Assembleia Legislativa da Madeira, que classificou de "excecional", argumentando que é um instrumento que vai permitir à região continuar a trilhar um "caminho de prosperidade, continuando a dar o exemplo no que diz respeito às contas públicas e investindo fortemente na redução fiscal e nas políticas de devolução de rendimento às famílias, estando previsto devolver mais de 222 milhões de euros em 2026".

Ainda aludiu à aposta na construção de mais habitação em todos os concelhos, vincando ser uma das prioridades, além da criação de lares e de unidades de cuidados continuados, seja ainda através da melhoria e reforço dos apoios sociais, com o apoio do poder local.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar