Morreu Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça
Tinha 83 anos.
Morreu esta madrugada Álvaro Laborinho Lúcio, antigo ministro da Justiça nomeado em 1990, durante o governo de Cavaco Silva. Entre março de 2003 e março de 2006, ocupou o cargo de ministro da República para a Região Autónoma dos Açores, durante a presidência de Jorge Sampaio. Era juiz conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça.
Natural da Nazaré, nasceu a 1 de dezembro de 1941 e teve o teatro presente em toda a juventude, sendo um membro fundador do Teatro da zona, onde era ator amador. Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, licenciou-se em Direito na mesma Universidade.
Laborinho Lúcio era também o sócio número 1 da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), sendo que exercia funções de ministro da Justiça aquando da criação da Associação.
Na Câmara Municipal da Nazaré, foi presidente da Assembleia Municipal, durante o mandado do executivo de Jorge Barroso (PSD).
Mais recentemente, compôs a Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica Portuguesa.
O corpo de Laborinho Lúcio vai ficar esta quinta-feira numa capela em Coimbra, sendo depois transportado para outra na Nazaré, no distrito de Leiria, revelou o presidente da autarquia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt