Morreu barão do PSD e ‘vice-rei do Norte’
Eurico de Melo, histórico do PSD conhecido como ‘vice-rei do Norte’, morreu ontem, aos 86 anos, no Porto, na sequência de complicações associadas à diabetes.<br/><br/>
Licenciado em Engenharia Química, Eurico de Melo foi vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional. Natural de Santo Tirso, o ‘vice-rei do Norte' foi ministro de três governos sociais-democratas, nas pastas da Administração Interna e da Defesa, nos Executivos de Sá Carneiro (1980-81) e de Cavaco Silva (1985-1987, 1987- 1991). No segundo mandato do Governo liderado pelo actual Presidente da República, Eurico de Melo foi também vice-primeiro-ministro.
Conhecido como sendo um dos barões do PSD, Eurico de Melo foi ainda governador civil de Braga e deputado ao Parlamento Europeu.
Ontem, Cavaco Silva lembrou as "invulgares capacidades intelectuais e humanas" de Eurico de Melo. Já o primeiro-ministro, Passos Coelho, homenageou a "figura marcante da vida política portuguesa". "Notabilizou-se enquanto governante", lembrou Passos. António Capucho, do PSD, partilhou até que Eurico de Melo teria sido nomeado primeiro-ministro por Sá Carneiro se o chefe da Aliança Democrática não tivesse morrido em Camarate.
O funeral de Eurico de Melo realiza-se hoje, às 16h00, na Igreja Matriz de Santo Tirso.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt