MP arquiva inquérito à recuperação pelo SIS do computador levado por Frederico Pinheiro, ex-adjunto de Galamba
Em causa está o computador que Frederico Pinheiro que retirou do gabinete do ministério depois de ter sido exonerado.
O Ministério Público arquivou o inquérito aberto à recuperação por agentes do SIS (Serviço de Informações de Segurança) do computador levado por Frederico Pinheiro, ex-adjunto do então ministro das Infraestruturas João Galamba, do gabinete no ministério, após ter sido exonerado.
De acordo com o DIAP de Lisboa, “No decurso do inquérito, procedeu-se à recolha de prova documental e testemunhal”. “Das diligências realizadas concluiu-se pela insuficiência de indícios quanto à verificação dos crimes em investigação - abuso de poder, ameaça ou coação”, explica o MP. Por essa razão, o inquérito foi arquivado.
Recorde-se que o caso provocou polémica política e judicial, por ter sido o SIS – acionado pela chefe de gabinete de Galamba - a deslocar-se a casa de Frederico Pinheiro para recuperar o portátil. A Polícia Judiciária só depois recebeu o equipamento, que tinha matéria classificada, para peritagem.
João Galamba acabou por apenas se demitir mais tarde, no âmbito da operação Influencer que levou à queda do primeiro-ministro António Costa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt