Nomes de sete partidos ou coligações surgem em letras maiúsculas no boletim de voto

Movimento pela Democratização dos Partidos receia comprometimento da "legitimidade do processo eleitoral".

08 de março de 2024 às 08:43
Boletim de voto Foto: Rui Miguel Pedrosa
Partilhar

O Tribunal Constitucional (TC) registou sete partidos ou coligações com letras maiúsculas, habilitando-os a surgir com essa grafia no boletim de voto das eleições legislativas de domingo. É o caso de Aliança Democrática (AD), Chega, PAN, Livre, Alternativa Democrática Nacional (ADN), Nova Direita e Alternativa 21.

De acordo com o porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, Fernando Anastácio, citado pelo jornal Público, "é ao TC que compete a verificação das siglas e denominações dos partidos políticos, as quais devem ser utilizadas nos boletins de voto, tal como aceite pelo referido tribunal".

Pub

Os partidos mais recentes e as coligações formadas para as eleições legislativas de domingo registaram o nome com letras maiúsculas. Na ótica do Movimento pela Democratização dos Partidos, esta distinção pode "comprometer a legitimidade do processo eleitoral, minar a confiança nas instituições e prejudicar a representatividade democrática".

Em comunicado, o movimento também manifestou preocupação com "a aceitação de duas siglas idênticas", AD e ADN. "Pode confundir os eleitores, especialmente aqueles que não estão familiarizados com os partidos. (...) Em caso de duas siglas semelhantes, a CNE deve dar prioridade à sigla que foi registada primeiro: neste caso, a do ADN", apontou.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar