Pagamentos da segurança social ao setor social feitos até dia 19 de cada mês

Governo justifica a medida como forma de assegurar "maior previsibilidade de tesouraria".

08 de setembro de 2025 às 17:55
Segurança social Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Os pagamentos da segurança social às instituições do setor social vão passar a ser feitos até ao dia 19 de cada mês, anunciou, esta segunda-feira, o Governo, justificando a medida como forma de assegurar "maior previsibilidade de tesouraria".

Em comunicado enviado às redações, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) adianta que a medida entra em vigor já no mês de setembro e defende que se trata de "uma mudança significativa para um setor que emprega cerca de 300 mil trabalhadores".

Pub

"A estabilidade financeira do Setor Social e Solidário é uma prioridade do Governo, que já realizou o maior aumento de sempre das comparticipações pagas pela Segurança Social, no valor de 220 milhões de euros", lê-se no comunicado.

O ministério salienta que com a antecipação dos pagamentos dos acordos de cooperação, as instituições do setor social e solidário passam a ter "maior liquidez quando cumprem as suas responsabilidades contributivas à Segurança Social" e que é, por isso, "uma alteração que impacta significativamente o funcionamento das instituições deste setor".

Acrescenta que, "pela primeira vez, o aumento das comparticipações foi decidido com base no estudo dos custos reais de cada resposta" e que só foi possível concretizar esta medida de antecipação do pagamento "graças às alterações tecnológicas realizadas no âmbito da Transformação Digital em curso na Segurança Social".

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar