Parlamento celebra centenário da vida histórica de Mário Soares
Marcelo Rebelo de Sousa e Aguiar-Branco vão discursar.
Os líderes parlamentares e políticos de várias cores partidárias estão reunidos na homenagem ao histórico dirigente socialista Mário Soares. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, também estão presentes.
A Assembleia da República evoca esta sexta-feira a figura do histórico dirigente socialista Mário Soares, com o mesmo modelo da sessão que assinalou o 25 de Novembro de 1975, com honras militares e encerrada pelo Presidente da República.
Eanes, Santana e Ferro Rodrigues presentes para homenagear 100 anos de Soares
António Ramalho Eanes, Pedro Santana Lopes e Eduardo Ferro Rodrigues marcam presença no parlamento para homenagear o centenário do nascimento do antigo Presidente da República.
O antigo Presidente da República Ramalho Eanes e o antigo primeiro-ministro social-democrata Santana Lopes foram os únicos antigos chefes de Estado e de Governo a marcar presença e a reunirem com os restantes convidados na sala de visitas do Presidente da Assembleia da República.
António Ramalho Eanes chegou acompanhado da mulher, Manuela Eanes, para seguirem para a sala de visitas do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, onde foram recebidos pelos líderes parlamentares de todos os partidos - ao contrário do que aconteceu no passado dia 25 de Novembro, onde BE, PCP e Livre não marcaram presença para receber o antigo chefe de Estado.
Perto das 10h30 chegou ao parlamento o primeiro-ministro, Luís Montenegro, que subiu até à sala de visitas de José Pedro Aguiar-Branco acompanhado por Diogo Pacheco de Amorim, deputado do Chega e vice-presidente da Assembleia da República.
Com os convidados ainda a chegarem gradualmente à sala de visitas de Aguiar-Branco, dentro de um hemiciclo decorado com três arranjos de rosas vermelhas e amarelas - dois na Mesa da Assembleia da República e um no púlpito - foram-se acomodando os membros do Governo e os convidados nas galerias.
Também no hemiciclo, encontravam-se quatro projetores com fotografias a ilustrar o percurso histórico de Mário Soares junto de várias figuras da política nacional. Aqui e ali vislumbraram-se alguns cravos vermelhos nas lapelas de deputados socialistas.
A 15 minutos da 11h00, hora marcada para o início das cerimónias, foi içada a bandeira presidencial na fachada do parlamento para assinalar a chegada de Marcelo Rebelo de Sousa, que surgiu a pé e foi recebido por Aguiar-Branco.
Com o Presidente em frente ao Palácio de São Bento ouviu-se, como manda o protocolo, o hino nacional, tocado pela GNR.
Mário Soares, que faria 100 anos a 7 de Dezembro, sábado, desempenhou os mais altos cargos no país e a sua vida confunde-se com a própria história contemporânea portuguesa, sendo fundador do PS após combater o regime do Estado Novo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt