Passos Coelho resiste sem maioria no Parlamento

Coligação PSD/CDS foi a lista mais votada.

05 de outubro de 2015 às 07:55
05-10-2015_03_57_41 10783408.JPG Foto: Pedro Catarino
Partilhar

Esperava vitória de PSD/CDS nas eleições legislativas?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Esperava vitória de PSD/CDS nas eleições legislativas?

Passos Coelho segura o lugar no Governo, mas sem maioria parlamentar. A coligação PSD-CDS resistiu, apesar de ter sofrido uma hemorragia de votos face às legislativas de 2011. No entanto, o maior beneficiado dos votos de protesto contra o Governo foi o Bloco de Esquerda, que reforçou o seu grupo parlamentar. O Partido Socialista, de António Costa, sofreu uma amarga derrota.

Pub

Catarina Martins, após uma experiência como segunda figura de uma liderança bicéfala do Bloco, surgiu como a clara vencedora da campanha eleitoral, onde se destacou nos debates televisivos. O desempenho desta política, que já foi atriz, foi recompensado pela multiplicação de votos e deputados.

Pub

Catarina Martins afirmou que vai rejeitar no Parlamento a possibilidade de governo minoritário de direita, oferecendo uma proposta de aliança à esquerda com o PS.

Costa diz que deixa a coligação formar governo e Passos Coelho quer acordos com socialistas. O executivo minoritário vai precisar do aval do PS, com abstenção em votações decisivas do programa de governo e do Orçamento do Estado.

Pub

Neste cenário, as próximas eleições presidenciais ganham ainda mais importância, porque o próximo inquilino de Belém vai ter um papel determinante na arbitragem institucional.

Clique para aceder ao Especial CM Legislativas 2015 - Portugal a votos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar