page view

Catarina Martins ganha 140 mil votos ao PSD/CDS

Líder do BE foi quem melhor cativou abstencionistas.

06 de outubro de 2015 às 01:00

Dos cerca de 700 mil votos perdidos pela coligação no último domingo, 540 mil foram ‘alimentar’ os 43 por cento de abstenção, traduzindo-se em eleitores que, em 2011, tinham votado PSD ou CDS e que, agora, não encontraram alternativa. O partido que mais capitalizou diretamente com a diminuição do número de votantes em Passos e Portas foi o Bloco de Esquerda (BE): teve um saldo positivo de 140 mil votos.

"Metade dos votos obtidos agora pelo BE vêm da abstenção, do PSD e do CDS", explica Jorge de Sá, responsável da Aximage, que realizou as sondagens para o CM. Ao contrário do que se poderia pensar, depois de o BE ter ultrapassado a CDU e impor-se como terceira força política, a transferência de votos face a 2011 não foi direta.António Costa ganhou 50 mil votos a Catarina Martins, mas perdeu 75 mil. Por outro lado, entre os votos perdidos e os recuperados em relação à coligação, o PS tem saldo igual ao do BE. Para Jorge de Sá, "Catarina Martins pode ser responsabilizada pelo resultado do BE". Foi a líder partidária que mais subiu ao longo da campanha e, para os eleitores, a que teve melhor desempenho.

O partido de Jerónimo perdeu, em primeiro lugar, e tal como os restantes, para a abstenção, em segundo lugar para o PS e só depois para o BE. No entanto, os socialistas apresentam um "saldo negativo" face aos bloquistas.

António Costa ganhou 50 mil votos a Catarina Martins, mas perdeu 75 mil. Por outro lado, entre os votos perdidos e os recuperados em relação à coligação, o PS tem saldo igual ao do BE. Para Jorge de Sá, "Catarina Martins pode ser responsabilizada pelo resultado do BE". Foi a líder partidária que mais subiu ao longo da campanha e, para os eleitores, a que teve melhor desempenho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8