Pedro Duarte aponta Menezes para a liderança dos municípios portugueses

Santana Lopes também não fecha a porta à presidência da ANMP, mas espera que "haja outro alguém" a apresentar candidatura.

06 de novembro de 2025 às 17:35
Pedro Duarte e Luís Filipe Menezes Foto: ESTELA SILVA/Lusa
Pedro Duarte Foto: Fernando Veludo/Lusa
Luís Filipe Menezes Foto: Rui Manuel Farinha/Lusa
Pedro Santana Lopes Foto: Rui Minderico

1/4

Partilhar

Com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) a passar para as mãos do PSD, após a vitória nas eleições autárquicas, alguns nomes começam a perfilar-se para suceder à socialista Luísa Salgueiro. Na quarta-feira, na tomada de posse do novo executivo camarário do Porto, o novo autarca da Invicta, Pedro Duarte, referiu que Luís Filipe Menezes seria um "excecional" presidente da ANMP, além de ter revelado que pretende que o município que agora lidera regresse à associação. 

Menezes marcou presença na cerimónia em sinal de apoio e união ao ex-ministro dos Assuntos Parlamentares de Luís Montenegro. Pedro Duarte reconheceu que "a experiência" e "todo um percurso que o notabilizou como autarca, mas também noutras funções" são fatores que abonam a favor de Menezes. De recordar que o novo presidente da câmara de Gaia já tinha liderado a autarquia entre 1998 e 2013, e entre 2007 e 2008 foi presidente do PSD.

Pub

O novo autarca do Porto referiu ainda que há "um leque muito vasto de autarcas com muita experiência e com muita qualidade", em que "alguns que se calhar não têm tanta experiência, mas têm enorme qualidade". 

Pedro Santana Lopes poderá ser um desses nomes, pois o autarca da Figueira da Foz disse esta quinta-feira que não descarta uma eventual candidatura à presidência da ANMP, embora não tenha intenção de se candidatar ao cargo. "Não quero que pensem que estou a candidatar-me seja ao que for, quanto ao resto vários presidentes de Câmara me têm colocado essa hipótese e não fechei a porta 100%, apesar de primeiramente ter dito que não", afirmou.

"Não fechei a porta como fecharia a outras hipóteses, de facto", assumiu o também histórico social-democrata, sem entrar em detalhes, referindo espera que "haja outro alguém" a avançar com uma candidatura. 

Pub


Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar