PGR tem em curso uma averiguação preventiva sobre a empresa familiar de Montenegro

Ministério Público recebeu três denúncias sobre o caso que envolve o primeiro-ministro.

12 de março de 2025 às 12:33
Partilhar

A Procuradoria-Geral da República encontra-se a desenvolver uma averiguação preventiva sobre a empresa familiar de Luís Montenegro, a Spinumviva. 

À saída do Supremo Tribunal de Justiça, em Lisboa, onde decorre um colóquio de Direito Penal, Amadeu Guerra, Procurador-geral da República, explicou esta quarta-feira que foram recebidas três denúncias relacionadas com a a empresa do primeiro-ministro.

Pub

"Dos elementos que recolhemos até agora, não há fundamento para abrir qualquer inquérito", disse o procurador-geral da República, acrescentando que, precisamente pela falta de elementos, foi decidida a abertura de uma averiguação preventiva.

Esta averiguação preventiva tem como objetivo avaliar se existem elementos para avançar com a abertura de um inquérito e está a ser liderada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP).

Amadeu Guerra não adiantou prazos e explicou que a averiguação preventiva terá como base informações obtidas em fontes abertas e que serão pedidos dados a várias entidades.

Pub

"Não são meios intrusivos", acrescentou.

Na semana passada, a Procuradoria-Geral da República já tinha anunciado ter recebido uma denúncia anónima.

A informação surge um dia depois da queda do Governo, na sequência do chumbo da moção de confiança apresentada pelo executivo de Luís Montenegro.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar