Polémica com ciganos leva Ventura a tribunal
Candidato do PSD a Loures vai ser inquirido no dia 19 na 6ª secção do DIAP.
André Ventura, o candidato do PSD à Câmara de Loures, vai ser ouvido pelo Ministério Público a 19 de setembro, onze dias antes das eleições autárquicas. Em causa está uma queixa apresentada pelo Bloco de Esquerda depois de o candidato ter dito que "os ciganos vivem quase exclusivamente de subsídios do Estado".
Ao CM, André Ventura recusa mudar uma linha que seja às declarações feitas. "Estou convencido que aquilo que disse é verdade, e é aquilo que tem que ser dito. As pessoas estão fartas de políticos que mudam conforme convém. Não podemos ter delitos de opinião", considera o candidato, adiantando que, em última análise, vai recorrer à Justiça europeia.
"Se vier a ser condenado , tenho que colocar essa hipótese", afirma. "Não podemos deixar passar a ideia de uma democracia que tem tabus", acrescenta ainda.
As declarações do candidato social-democrata geraram grande polémica, mas aparentemente refletem a opinião da maioria dos portugueses. Segundo uma sondagem Correio da Manhã/Aximage, 67,8% dos inquiridos alinham com Ventura.
Para o Bloco, porém, a opinião do candidato configura os crimes de difamação e incitamento ao ódio. "Difama as pessoas de etnia cigana, dizendo que estas são beneficiadas, como incita explicitamente à discriminação", considerou o partido ao formalizar a queixa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt