Portugal disponibiliza 140 operacionais para ajudar o Chile nos incêndios, afirma ministro da Administração Interna
MAI revelou ainda disponibilidade total para ajudar a Turquia, que foi atingida por um sismo.
O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, revelou esta segunda-feira que Portugal está preparado para enviar 140 elementos para apoiar a combater os incêndios no Chile e relembrou que o país tem apoiado Portugal em "alturas criticas dos incêndios".
Em declarações aos jornalistas, José Luís Carneiro explicou que Portugal já manifestou ao Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia a "disponibilidade de meios para apoiarmos os incêndios que decorrem no Chile". O ministro realçou que Portugal está à espera da autorização das autoridades chilenas para enviar os operacionais para o país.
Os incêndios no Chile já fizeram pelo menos 24 mortos e quase 1000 feridos.
José Luís Carneiro manifestou ainda disponibilidade para integrar a equipa de apoio ao resgate de vítimas provocadas pelo sismo desta madrugada com epicentro na Turquia e que atingiu zonas da Síria.
"Neste momento há já 11 países que mobilizaram meios para apoiar a Turquia, no quadro do Mecanismo Europeu de Proteção Civil. Nós também já transmitimos a nossa disponibilidade à União Europeia, para integrarmos essa equipa de apoio, nomeadamente ao resgate e no quadro de emergência médica", afirmou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt