Portugal e Espanha juntam esforços contra terrorismo
Os governos português e espanhol iniciam hoje no Mosteiro de Tibães, em Braga, uma cimeira com a investigação científica e a cooperação transfronteiriça ao nível da segurança no centro das atenções.
O bom relacionamento institucional dos dois países deverá ainda ser aproveitado para consolidar projectos rodoviários e ferroviários – nomeadamente o comboio de alta velocidade – o mercado ibérico de energia, o aproveitamento de recursos hídricos e plataformas de colaboração ao nível da saúde, educação e segurança social.
Sob fortes medidas de segurança – envolvendo todas as estruturas policiais e serviços secretos dos dois países – a XXIII Cimeira Ibérica abre com a recepção, prevista para as 16h30, às delegações dois governos, lideradas por José Sócrates e José Luis Zapatero, na Praça do Município de Braga, de onde seguirão para o espaço do antigo parque de diversões Bracalândia, a fim de ser colocada a primeira pedra do futuro Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia.
O Mosteiro de Tibães será depois palco de reuniões bilaterais, com uma dezena de ministros de cada um dos governos. Em destaque estará o Conselho Luso-Espanhol de Segurança e Defesa, com o terrorismo islâmico e os separatistas bascos como pano de fundo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt