Portugal pede contenção na escalada do conflito e exige libertação de navio com bandeira portuguesa apreendido pelo Irão
Embaixador do Irão em Lisboa e o Ministério dos Negócios Estrangeiros estiveram reunidos esta terça-feira.
O Embaixador da República Islâmica do Irão em Lisboa foi chamado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, na manhã desta terça-feira, para reunir com o Diretor-Geral de Política Externa. De acordo com uma nota enviada ao CM, o Governo português manifestou a sua preocupação com a escalada do conflito na região, apelando à máxima contenção.
O encontro permitiu reiterar a condenação do ataque, bem como renovar a exigência da libertação imediata do navio cargueiro com bandeira portuguesa, o MSC Aries, atacado por um helicóptero perto do estreito de Ormuz, entre os Emirados Árabes Unidos e o Irão, à luz das obrigações de Portugal enquanto Estado.
"Foi igualmente exigida a libertação da tripulação, que deve ser condignamente tratada enquanto o navio se mantiver apresado, dado não se considerarem consistentes as explicações até agora fornecidas", pode ler-se no comunicado.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros aguarda os resultados desta diligência formal e avaliará, em função disso, passos adicionais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt