Primeiro-ministro já falou com Presidente da República e está a acompanhar evolução do estado de saúde

Chefe de Estado está a ser operado a uma "hérnia encarcerada", no Hospital de São João, no Porto,

01 de dezembro de 2025 às 23:04
Luís Montenegro Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já falou esta segunda-feira com o Presidente da República e está a acompanhar a evolução do estado de saúde de Marcelo Rebelo de Sousa, disse à Lusa fonte do seu gabinete.

O chefe de Estado está a ser operado a uma "hérnia encarcerada", no Hospital de São João, no Porto, onde deu entrada esta segunda-feira depois de uma indisposição, revelou a presidente do conselho de administração daquela unidade hospitalar.

Pub

A Lusa contactou o gabinete do primeiro-ministro, que referiu que Luís Montenegro já falou com Marcelo Rebelo de Sousa e está a acompanhar a evolução da situação.

Numa declaração aos jornalistas, a presidente do Hospital de São João, Maria João Baptista, disse que Marcelo Rebelo de Sousa "está muito bem em termos anímicos", e que a cirurgia de urgência à qual vai ser submetido "é de um risco baixo cirúrgico e anestésico".

"É previsível que nos próximos dias fique aqui connosco", disse, referindo que o chefe de Estado deu entrada "com indisposição e vómitos".

Pub

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi admitido esta segunda-feira no Hospital de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, na sequência de uma paragem de digestão, indicou a Presidência da República.

Na página oficial na Internet, a Presidência da República explicou que o chefe de Estado sentiu-se indisposto "quando regressava de Amarante, das exéquias do Engenheiro António Mota", em Amarante.

"Os médicos da Presidência da República entenderam que, antes de fazer a viagem de regresso a Lisboa, seria melhor proceder a exames médicos, que estão neste momento em curso pela equipa médica deste hospital do Serviço Nacional de Saúde", acrescentou a nota.

Pub

Marcelo Rebelo de Sousa, 76 anos, presidiu durante a manhã desta segunda-feira, na Praça dos Restauradores, em Lisboa, às comemorações de homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, que celebra o restabelecimento da independência nacional em 1640, e seguiu depois para as cerimónias fúnebres do antigo presidente da Mota-Engil, António Mota.

No sábado, o Presidente da República visitou ao fim do dia o Banco Alimentar Contra a Fome, em Alcântara, Lisboa.

Na declaração à imprensa, cerca das 22:00, Maria João Baptista disse ainda que a decisão de se proceder a uma cirurgia decorreu ainda do facto de Marcelo Rebelo de Sousa "já ter sido submetido a uma cirurgia prévia por uma hérnia semelhante a este quadro que tem neste momento".

Pub

De acordo com a representante, uma hérnia "corresponde a uma área da parede abdominal que é mais frágil e que permite que uma parte do intestino passe através dos tecidos", comprometendo "a capacidade de irrigar os tecidos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar