page view

Marcelo Rebelo de Sousa vai ser operado a uma hérnia no Hospital de São João

Cirurgia vai demorar cerca de uma hora e meia. Fonte hospitalar diz que Presidente da República "está bem disposto".

Atualizado a 01 de dezembro de 2025 às 22:03

Marcelo Rebelo de Sousa está internado no Hospital Universitário de São João, no Porto, depois de se ter sentido indisposto, ao final da tarde desta segunda-feira, segundo uma nota da Presidência da República. O CM sabe que o chefe de Estado vai ser operado a uma hérnia encarcerada. De acordo com fonte hospitalar, Marcelo Rebelo de Sousa já está a ser encaminahdo para o bloco operatório para ser submetido à cirurgia. A Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João confirmou que o Chefe de Estado vai passar a noite na unidade hospitalar. Maria João Batista diz que esta cirurgia "é urgente, mas não emergente", mas com baixo risco. Marcelo Rebelo de Sousa está "bem disposto".

A intervenção terá cerca de uma hora e meia.

De acordo com a nota da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa teve uma paragem de digestão quando estava a regressar de Amarante, onde decorreram as cerimónias fúnebres do Engenheiro António Mota. Marcelo Rebelo de Sousa teve vómitos e sentiu uma dor abdominal.

O Presidente da República está a ser submetido a exames médicos. Até ao momento ainda não foram divulgados os resultados desses mesmos exames.

No final de 2021 Marcelo Rebelo de Sousa foi operado a duas hérnias inguinais, no hospital das Forças Armadas, em Lisboa. Desde que chegou a Belém, em 2016, Marcelo foi sujeito a duas outras intervenções cirúrgicas: foi operado de urgência a uma hérnia umbilical, no dia 28 de dezembro de 2018, no Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e a 30 de outubro de 2019 foi submetido a um cateterismo cardíaco, desta vez de forma programada, no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.

Em atualização

Publicada originalmente a 01 de dezembro de 2025 às 20:57

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8